O SIGNIFICADO DE HASTEAR A BANDEIRA E CANTAR O HINO NACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HOJE

Autores

  • Maria Cristina Floriano Bigeli
  • Cesar Augusto dos Santos

Palavras-chave:

Hino nacional, Bandeira, Ideologia, Símbolo nacional, Nacionalismo.

Resumo

Este artigo pretende analisar a importância do ato de hastear a bandeira e de cantar o hino nacional dentro das escolas de ensino público do estado de São Paulo nos dias de hoje. Para que a análise e a comparação sejam possíveis, utilizaremos o depoimento de um professor de História do Brasil, o qual trabalha na rede pública há oito anos e leciona em uma escola da cidade de Botucatu que realiza esse ato cívico, e de um aluno do primeiro ano do Ensino Médio que estuda em outra escola de Botucatu que também pratica esse ato. Além da análise, pretendemos discutir a importância desta prática nas escolas, o que ela significa para os professores e para os alunos, se o seu significado é discutido no ambiente escolar, se o aluno tem consciência do porquê do hasteamento da bandeira e do canto do hino e, por fim,  sabermos se ele vê isso como símbolo da identidade brasileira e do nacionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-05-2011

Como Citar

FLORIANO BIGELI, M. C.; DOS SANTOS, C. A. O SIGNIFICADO DE HASTEAR A BANDEIRA E CANTAR O HINO NACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HOJE. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e4264, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4264. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO