QUANDO O ESTRANHO É NATURAL E O ABSURDO TRIVIAL: APONTAMENTOS SOBRE A NARRATIVA DE FRANZ KAFKA

Autores

  • Nagib Pereira Rocha

Palavras-chave:

Cultura, Literatura

Resumo

Dentre os muitos atributos da literatura podemos encontrar em seu dom de profetizar ou pré-configurar realidades ainda ausentes umas de suas características mais pertinentes. Muitos foram os escritores cuja capacidade de vislumbre, de leitura do horizonte de seu tempo lhes permitiu uma escrita voltada para seu mundo atual e para o porvir. Na aurora do século XX vemos surgir um escritor dotado de uma arte literária marcada pelo prenúncio de um tempo sombrio que daí a pouco surgirá no panorama mundial da humanidade: Franz Kafka.

Dotado da capacidade de narrar o absurdo num tom preciso, frio e formal como se o pesadelo integrasse naturalmente o cotidiano, Kafka inscreverá seu nome no panorama das letras devido não só a sua famosa narrativa truncada e hermética, mas também por privilegiar uma escrita fantástica, onde personagens e seres transitam num mundo estranhamente real.

Logo, pretendemos nesse trabalho averiguar como a narrativa desse escritor judeu realiza na novela A metamorfose não só uma escrita profética, mas também, através de quais procedimentos sua literatura se valerá para narrar esse mundo novo que Kafka já vê surgir. Assim, buscaremos compreender como o conceito freudiano denominado de estranho é antecipado na produção kafkiana e de que modo ele, através da chamada técnica de inversão, é uma das fontes para entendermos o realismo estranho do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-05-2011

Como Citar

ROCHA, N. P. QUANDO O ESTRANHO É NATURAL E O ABSURDO TRIVIAL: APONTAMENTOS SOBRE A NARRATIVA DE FRANZ KAFKA. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e4394, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4394. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA