The wall: aspectos da violência simbólica na educação

Autores

  • Cínthia Morelli Rosa

Palavras-chave:

Educação, Violência Simbólica, The Wall

Resumo

O presente artigo aborda a questão da dominação simbólica, especialmente a violência simbólica vinculada à Educação. Tem como aporte teórico os estudos do filósofo francês Pierre Bourdieu (1994, 1998 e 2007). A proposta de análise refere-se à constante presença da violência no ambiente escolar, principalmente quando esta acontece de forma velada e com interesses específicos da classe dominante, caracterizando-se como violência simbólica. Com o objetivo de contribuir com o estudo, apresentamos um trecho do filme Pink Floyd The Wall, quando este envolve uma situação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-12-2010

Como Citar

ROSA, C. M. The wall: aspectos da violência simbólica na educação. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e4622, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4622. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO