LIVRO DE HISTÓRIA BRASILEIRO E LIVRO DE HISTÓRIA PARAGUAIO: ANÁLISE LINGUÍSTICA DA APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Juliana de Sá França
  • Aparecida Feola Sella

Palavras-chave:

pressuposição, aluno, livro didático

Resumo

O presente artigo investiga a noção de pressuposição contida no texto de apresentação do livro didático paraguaio Nuestra América e na do livro brasileiro História Hoje, utilizados no 6º ano do ensino fundamental. Parte-se da hipótese de que informações pressupostas constituem significado a mais do que o conteúdo explícito, o que poderia soar óbvio, porém não se configura como um exercício de sondagem de leitura. Objetiva-se, a partir da análise linguística, observar como os autores dessas publicações pedagógicas constroem concepções acerca da área de História e o perfil do próprio livro didático. Considera-se que o material paraguaio possui um caráter diretivo, enquanto o brasileiro baseia-se numa perspectiva mais ampla. A análise baseia-se, principalmente, nos postulados de Ducrot (1972, 1987).

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Publicado

26-05-2011

Como Citar

FRANÇA, J. de S.; SELLA, A. F. LIVRO DE HISTÓRIA BRASILEIRO E LIVRO DE HISTÓRIA PARAGUAIO: ANÁLISE LINGUÍSTICA DA APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e5010, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] CULTURA E IDENTIDADE