EDUCAÇÃO MUSICAL: CONTRAPONTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Autores

  • Ednardo Monteiro Gonzaga Monti

Palavras-chave:

Musica, História, Educação

Resumo


 O presente artigo apresenta uma perspectiva histórica da educação musical nas escolas de ensino regular no Brasil. São destacados três momentos: as práticas musicais da educação jesuítica no período colonial, o canto orfeônico na Era Vargas e a música como uma das linguagens na disciplina Educação Artística. Nessa perspectiva, procura-se analisar os momentos favoráveis e desfavoráveis à educação musical no contexto político da educação brasileira. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo é uma revisão bibliográfica que segue articulada com as idéias de Ivor Godson sobre a história das disciplinas. Como resultado, concluiu-se que a educação musical no ensino formal é um desafio interinstitucional, pois sua execução eficaz parece possível a partir da ação conjunta do Estado e Escola, ou seja, de profissionais da área, pesquisadores, professores e entidades que congreguem esses agentes. 

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Publicado

01-11-2011

Como Citar

MONTI, E. M. G. EDUCAÇÃO MUSICAL: CONTRAPONTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5424. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO