PELA TEIA DO CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA HIPERTEXTUAL PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO

Autores

  • Talismara Pereira
  • Beatriz Dal Molin

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologia, Hipertexto, Transversalidades

Resumo

O presente artigo versa sobre uma forma diferenciada do fazer pedagógico, utilizando as tecnologias digitais, tendo-se por base as interações e trocas realizadas entre o educador e o educando. Objetivamos mostrar que, quando trabalhamos com o prazer de ensinar e aprender, inauguramos uma nova forma de ensino-aprendizagem, por meio da construção coletiva do conhecimento, utilizando-se da criatividade, das experiências vividas, da afetividade e da tecnologia. Sendo assim, destacamos que a aprendizagem não é um amontoado, sucessivo, que se reúnem, mas uma teia de interações e sentidos. Por isso, os educadores devem encarar a escola não como espaço para o acúmulo de saberes prontos, que prioriza a memorização, mas como um espaço-sentido que desperte, nos educandos, o gosto do aprender e de estar na escola de modo que o educador se sinta, a cada dia, mais entusiasmado em sua tarefa de despertar e produzir conhecimentos. O educador não é o único ser que detém o conhecimento, mas aquele que o apresenta de modo que, ao ensinar aprenderá novas vias e novos modos de tratar este mesmo conhecimento. Enfatiza-se assim uma metodologia de que quem ensina aprende e passa a dominar melhor alguns aspectos novos e distintos do conhecimento. Este trabalho enfatiza o viés interdisciplinar de saberes em consonância com os sentidos e o prazer de ensinar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-05-2012

Como Citar

PEREIRA, T.; DAL MOLIN, B. PELA TEIA DO CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA HIPERTEXTUAL PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, p. e6201, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6201. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO