ORE REKO PORÃ: NOSSO BOM MODO DE SER GUARANI

Autores

  • Toni Juliano Bandeira
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Povo Guarani, Fotografia, Resistência Cultural

Resumo

Este ensaio fotográfico tem como principal objetivo demonstrar cenas cotidianas do povo Guarani, buscando-se afirmar que tal povo, apesar do longo e intenso contato com a sociedade nacional, é um dos povos que mais criam formas de resistência frente às ações homogeneizantes da sociedade não-índia. Estas fotos resultam do trabalho junto às comunidades Guarani Tapixi (Lebre) e Pinhal, localizadas na Reserva Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras - Pr, e comunidade Itamarã, município de Diamante do Oeste - Pr. Atualmente, o povo Guarani enfrenta como principal dificuldade a questão do acesso à terra, sendo as frentes de expansão agropecuária, levadas a cabo de forma mais intensa em meados do século XX, o fator que mais causou o confinamento das comunidades em pequenos espaços de terra. Os Guarani denominam seus territórios tradicionais com o termo Tekoha, onde Teko é raiz triforme que neste caso significa costume, modo de ser Guarani; o sufixo ha vem a ser o lugar onde se executa a ação; assim, Tekoha é o lugar onde é possível viver a cultura Guarani. No entanto, essa condição básica para a manutenção do Teko não está sendo respeitada pelas políticas de Estado, sendo que no oeste do Paraná, a situação das terras tradicionais Guarani variam de demarcadas, não-demarcadas a acampamentos, nos quais as condições de subsistência são precárias. São 7 as ocupações de terras pelos Guarani nesta região, somando aproximadamente 150 famílias, as quais esbarram no descaso das políticas públicas e seguem sem a demarcação. Espero que estas imagens façam jus ao povo Guarani, e que possam mostrar um pouco da vivacidade de sua cultura.

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Publicado

22-06-2012

Como Citar

BANDEIRA, T. J. ORE REKO PORÃ: NOSSO BOM MODO DE SER GUARANI. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6440. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

IMAGENS E SONS