MUDANÇAS DIDÁTICAS NO ENSINO DA LEITURA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS HABILIDADES DE LEITURA REQUERIDAS PELO PROVA BRASIL E PELO SAEB NO ENSINO FUNDAMENTAL/MÉDIO
Palavras-chave:
Leitura, ensino, mudança, enfoques, perspectivas.Resumo
Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, o ensino da leitura concedeu primazia à decodificação. Na década de 1980,
ocorrem transformações nos parâmetros norteadores do ensino, rompendo com tendências mecanicistas e tecnicistas. Tendo como pano de fundo esse contexto paradigmático, eclodem novos fundamentos teóricos que respaldam novas estratégias de ensino. A leitura, consoante Koch & Elias (2006), assume a condição de atividade de produção de sentido, pautada em perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas e sociais. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelas avaliações nacionais que aferem a competência leitora dos discentes brasileiros. Recorrendo, teoricamente, às contribuições de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bentes (2004), Bezerra (2010), Cardoso (2003), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Kleiman (2008), Perfeito (2007), Rojo (2004), Santos (2002), Soares (1998), Travaglia (1997), entre outros, este trabalho tem por objetivo abordar as mudanças didáticas no ensino da leitura, como também seus reflexos nas avaliações de cunho nacional, como é o caso do Prova Brasil e do Saeb. Decorrente disso, pretende-se: a) traçar um pequeno percurso histórico das práticas docentes de ensino da leitura no Brasil, articulando-as a pressupostos teóricos subjacentes [Concepções de Linguagem, que nortearam o ensino dessa competência linguísticas ao longo dos últimos sessenta anos]; b) abordar as principais habilidades de leitura requeridas pelo Prova Brasil e pelo Saeb, demonstrando como elas se refletem em outros exames [Provas de Concursos Públicos e de Vestibulares].
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