COMO TEM SIDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS? REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE PROFESSORES NA CIDADE DE LONDRINA-PR

Autores

  • Ricardo Desidério da Silva

Palavras-chave:

Sexualidade, Atitudes, Crenças, Professores, Educação sexual.

Resumo

Na escola, a temática da sexualidade assume sua multiplicidade de visões, crenças evalores de seus diversos atores (alunos, pais, professores, diretores, entre outros). Entretanto, anecessidade de se discutir sobre sexualidade nas escolas é cada vez mais constante, mas aindatomada por uma fragilidade muito grande por parte dos professores em abordar o tema em salade aula. Parte-se então para uma necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas sãotransmitidos aos alunos. Como tem sido as aulas de Educação Sexual nas escolas? A pesquisaapresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 05 (cinco) professoressobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foramsubmetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominadaTemática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados apresentam que os docentes, apesar deconsiderarem importante o trabalho de uma Educação Sexual nas escolas com os alunos,manifestam dificuldade em falar sobre o tema, apresentando inclusive [aos alunos] algumasconcepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla², publicadoposteriormente em um livro³, compreendendo também a investigação dos conhecimentos eatitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2012

Como Citar

DA SILVA, R. D. COMO TEM SIDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS? REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE PROFESSORES NA CIDADE DE LONDRINA-PR. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 2, p. e7056, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7056. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] SEXUALIDADE, EROTISMO E CORPO