REFLEXÕES SOBRE O FILME “ESCOLA DE ROCK”: INTERDISCIPLINARIDADE E MÚSICA
Resumo
Esta resenha tem como objetivo analisar criticamente o filme Escola de Rock, que retrata a historia de um “falso” professor e de sua relação com seus alunos numa escola de Educação Básica. O personagem principal desta trama aceita um convite para dar aulas (mesmo sem formação pedagógica), e acaba desenvolvendo um trabalho com ênfase interdisciplinar sobre música na escola. O procedimento metodológico da construção deste estudo foi, num primeiro momento, a pesquisa bibliográfica sobre as temáticas envolvidas e, num segundo momento, uma discussão coletiva numa das sessões do Cinema Universitário, inserida no Projeto de Extensão Formação Continuada dos Egressos e Licenciados do Departamento de Computação, do Campus Universitário Vale do Teles Pires em Colider/MT, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Os resultados encontrados sinalizam que, para os educadores, o filme Escola de Rock serve como suporte para a discussão da temática música e interdisciplinaridade, pois o filme permite pensar a educação para além dos limites dos muros escolares. Assim, finalmente, pode-se considerar que a atividade musical desenvolvida pelo “falso professor” esteve apoiada em concepções coerentemente pedagógicas. Salienta-se também a importância do planejamento com vistas ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares na busca da qualidade das atividades desenvolvidas no espaço educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.