O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA OS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, papel das licenciaturas, curso de Letras da UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon.Resumo
Neste artigo enfocamos o curso de licenciatura em Letras da UNIOESTE, câmpus Marechal Cândido Rondon, comparando o Projeto Político Pedagógico (PPP) vigente e o PPP reformulado pelo Colegiado daquele câmpus – projeto este que foi vetado por órgãos responsáveis. Observaremos, a partir da análise documental dos PPPs, a que níveis se deram as modificações e suas causas. Além disso, teceremos algumas considerações acerca do processo de criação e implantação das universidades e dos cursos de licenciatura no Brasil; abordamos como se deu a inserção das disciplinas didáticas nos cursos de formação docente, através de um percurso histórico, de leis e reformas no ensino superior; abordamos discussões acerca da importância que têm os cursos de licenciatura junto à formação inicial de professores. Verificamos por meio da análise dos PPPs que houve a intenção de melhorar a formação dos licenciandos daquele curso, principalmente pela tentativa de ampliação de carga horária e a implementação de disciplinas pedagógicas à grade curricular. A discussão teórica está baseada em autores como Mello (2000), Oliveira, Bonfim (2012), Paiva (2005) e Severino (2012), dentre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.