Literatura, leitura e conectividade: um relato do CEJA Donaninha Arruda, em Baturité-CE.
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Literatura, Interatividade.Resumo
O presente artigo é oriundo de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto Literário “Ariano interativo: 90 anos de histórias” realizado no CEJA Donaninha, em Baturité - Ceará. A investigação objetiva mensurar a contribuição das mídias como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem de literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. O recorte temporal para análise em campo abrange os meses de agosto a outubro de 2017, considerando diferentes temporalidades para o estudo bibliográfico. Para orientar a realização deste estudo, buscou-se os referencias teóricos de Freire (1996), Arroyo (2005), Soares (2005), Freitas (2008), Ferreira (2012) e outros. Pode-se inferir que o ensino de literatura na EJA através do viés: mídias interativas (internet), tradicional (televisão) e impressa (livro) favorece que cultura, linguagem e arte sejam trabalhados de uma forma dinâmica e contextualizada. O autor Ariano Suassuna, apesar de ser desconhecido pela grande maioria dos educandos, foi escolhido como escritor do ano a ser homenageado no sarau que acontece anualmente no CEJA. A partir dos dados coletados, constatou-se que o ensino de literatura de forma tradicional associado às mídias favorecem a interação e o trabalho interdisciplinar. Ressalta-se, ainda, que o projeto foi além do previsto em sua estrutura original, envolvendo tanto a comunidade escolar do CEJA como os alunos privados de liberdade.
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Referência CEJA Donaninha Arruda
Regimento interno (Versão - 2017);
Projeto Político Pedagógico - 2017;
Plano Anual de Atividades - 2017.
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