AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.31912

Resumo

Objetivo: avaliar a motivação acadêmica dos estudantes universitários de uma instituição de ensino superior (IES) privada de ensino superior do Distrito Federal. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e a Escala de Motivação Acadêmica. Resultados: participaram 350 estudantes de enfermagem, os quais foram avaliados de acordo com suas motivações intrínsecas, extrínsecas e os fatores desmotivacionais no processo acadêmico. Conclusão: foi evidente que a motivação muda no decorrer da formação acadêmica. Nos anos iniciais evidencia-se a motivação intrínseca; nos anos finais, a motivação extrínseca. Deste modo, as IES devem ter diferentes estratégias motivacionais para manter o aluno no processo de graduação como um todo.

Biografia do Autor

Roberto Nascimento de Albuquerque, Centro Universitário de Brasília (CEUB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Professor Titular do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Rafael Passos de Melo, Centro Universitário de Brasília

Acadêmico do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Brasília - Distrito Federal - Brasil.

Alice Ghirardello Artuso Rodrigues, Centro Universitário de Brasília

Acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Brasília - Distrito Federal - Brasil.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

ALBUQUERQUE, R. N. de; MELO, R. P. de; RODRIGUES, A. G. A. AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 174–183, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i2.31912. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31912. Acesso em: 28 abr. 2024.