EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE:RELATO DE CURSO SOBRE "DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS"

Autores

  • Fernanda Rauber
  • Márcia Regina Vítolo
  • Carolina Sturm Trindade

Palavras-chave:

evasão, tecnologia de informação, comunicação.

Resumo

No Brasil, não há uma política de capacitação sistemática aos pediatras e profissionais de saúde que atuam na rede básica, por isso ações voltadas à formação continuada de profissionais de saúde devem ser priorizadas. Objetivou-se descrever a evolução de quatro edições de um curso de Ensino a Distância sobre “Dez Passos da Alimentação Saudável para Crianças Menores de Dois Anos”. O trabalho exibe algumas características dos participantes referentes ao percentual de evasão e suas profissões. Os maiores percentuais de profissionais de saúde participando em cada edição foram técnicos de enfermagem, estudantes/estagiários e enfermeiros. Os profissionais que apresentaram maior desistência foram os médicos, seguidos pelos técnicos de enfermagem. Espera-se aprimorar as formas de comunicação e avaliação do curso, trabalhando com variáveis que afetam os resultados de treinamento, visando alterações nos índices de evasão e nos desfechos na prática. Deste modo, pretende-se estabelecer um modelo possível de ser reproduzido e disponibilizado a todas as regiões de Porto Alegre e, futuramente, as demais regiões do Brasil.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

RAUBER, F.; VÍTOLO, M. R.; TRINDADE, C. S. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE:RELATO DE CURSO SOBRE "DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS". Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.85–94, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2594. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios