LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O ENVOLVIMENTO COM A LEITURA

Autores/as

  • Ana Luiza de Quadros
  • Dayse Carvalho Da Silva
Agencias de apoyo
CNPq

Palabras clave:

Leitura, Formação de professores, Estratégias.

Resumen

O letramento científico compreende tanto a apropriação das técnicas para o desenvolvimento do processo de alfabetização, quanto o aspecto de convívio e hábito da leitura e da escrita. Com o objetivo de verificar a leitura de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desenvolvemos este trabalho. As disciplinas usam a plataforma moodle e, para este trabalho, usamos a ferramenta Fórum para a coleta de dados. Percebemos que, entre os estudantes que participaram da pesquisa, o hábito de leitura nem sempre está presente e, algumas vezes, tende a diminuir com o ingresso na graduação. Com isso, argumentamos que os cursos de formação de professores precisam se envolver de forma mais efetiva nessa discussão, desenvolvendo estratégias que motivem seus estudantes à leitura, tornando-os disseminadores dessa prática.

Publicado

29-06-2011

Cómo citar

QUADROS, A. L. de; DA SILVA, D. C. LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O ENVOLVIMENTO COM A LEITURA. Varia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 61–73, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/3231. Acesso em: 2 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos e Ensaios