RELAÇÕES ENTRE OS COMPARTIMENTOS DE CARBONO ORGÂNICO DO SOLO E A PRODUTIVIDADE DE CULTURAS EM PLANTIO DIRETO DE LONGA DURAÇÃO

Autores

  • Daniel Ruiz Potma Gonçalves
  • João Carlos de Moraes Sá
  • Allison José Fornari
  • Flávia Juliana Ferreira Furlan
  • Lucimara Aparecida Ferreira

Palavras-chave:

Produtividade de soja, Produtividade de milho, Produtividade de trigo, Análise de componentes principais.

Resumo

Os benefícios do acúmulo de C na promoção e manutenção da saúde do solo são bem conhecidos. Entretanto, ainda são escassas as informações relacionando os seus efeitos diretos na produtividade das culturas. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre os compartimentos de C orgânico total (COT) e as produtividades de soja, milho e trigo em escala da paisagem em uma fazenda na região dos Campos Gerais do Paraná. Foram coletadas amostras nas principais classes de solo em diferentes posições na paisagem e analisados o COT e o C das frações lábeis. Também foram calculados o índice de manejo de C (IMC) e o índice de resiliência do solo (IRS) para relaciona-los com as produtividades das culturas e atributos da fertilidade do solo por meio de análises de componentes principais (ACP) e do ajuste de regressões. As produtividades de soja e trigo apresentaram uma relação positiva com o COT e com o nitrogênio total (NT) enquanto o milho apresentou uma relação positiva com o C das frações mais lábeis.

Downloads

Publicado

23-10-2017

Como Citar

GONÇALVES, D. R. P.; SÁ, J. C. de M.; FORNARI, A. J.; FURLAN, F. J. F.; FERREIRA, L. A. RELAÇÕES ENTRE OS COMPARTIMENTOS DE CARBONO ORGÂNICO DO SOLO E A PRODUTIVIDADE DE CULTURAS EM PLANTIO DIRETO DE LONGA DURAÇÃO. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 79–91, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/14423. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências do Solo