ESTUDO DA FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO POÇO GRANDE – MUNICÍPIO DE OURO VERDE DO OESTE – PR

Autores

  • Aline Uhlein
  • Armin Feiden
  • Nardel Luiz Soares da Silva
  • Pedro Celso Soares da Silva
  • Wilson João Zonin
  • Deise Dalezen Castagnara
  • Luiz Junior Perini

Palavras-chave:

adequação ambiental, área de preservação permanente, reserva legal.

Resumo

O presente trabalho segue a metodologia proposta para o Projeto Gestão por Bacias, integrante do Programa Cultivando Água Boa, que visa à adequação ambiental de propriedades rurais na Bacia do Paraná III. O trabalho avaliou a fragmentação florestal presente na microbacia do Córrego Poço Grande, município de Ouro Verde do Oeste, Paraná, bem como a fragmentação florestal resultante após a adequação ambiental das propriedades rurais localizadas na microbacia. O trabalho consistiu em levantamento a campo dos dados cadastrais, uso do solo, passivos ambientais e georrefenciamento das propriedades rurais. Os dados foram processados para elaboração dos mapas cartográficos das propriedades e do mosaico de uso do solo atual e proposto. Através dos mosaicos formados foram quantificados o número e o tamanho dos fragmentos florestais existentes e propostos após a adequação ambiental das propriedades. Com a adequação ambiental das propriedades o número total de fragmentos florestais reduziu de 31 para 21, redução evidenciada nos fragmentos menores, concomitante houve o aumento da área média dos fragmentos florestais de cada classe, indicando a união de fragmentos existentes pela implantação da área florestal faltante.

Downloads

Publicado

21-12-2009

Como Citar

UHLEIN, A.; FEIDEN, A.; SILVA, N. L. S. da; SILVA, P. C. S. da; ZONIN, W. J.; CASTAGNARA, D. D.; PERINI, L. J. ESTUDO DA FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO POÇO GRANDE – MUNICÍPIO DE OURO VERDE DO OESTE – PR. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p.87–99, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/2663. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Recursos Hídricos e Ambientais