APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: RESTAURANTE PORTO CANOAS NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Autores

  • Francieli Panazzolo
  • Elisandro Pires Frigo
  • Michelle Sato Frigo
  • Muriel Cristiane Kojunski Pinto
  • Anaraí Poletto Cristo

Palavras-chave:

Captação - Água de chuva – Dimensionamento

Resumo

Os problemas de escassez de água e poluição dos mananciais sugerem a procura de alternativas para a solução desses problemas. Assim, a captação da água da chuva para fins não-potáveis é uma possibilidade para amenizar os danos aos mananciais. A escolha do tema se justifica pelo fato do aproveitamento da água de chuva ser uma solução viável à escassez de água. O objetivo deste trabalho foi estudar a utilização de águas de chuva visando o seu aproveitamento para fins não-potáveis, através do dimensionamento de um sistema de captação de água da chuva para o restaurante Porto Canoas, localizado no interior do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. O dimensionamento do sistema foi realizado a partir de análises de plantas baixas e aplicação de cálculos conforme a NBR 10.884/89 principalmente, a fim de oferecer maior confiabilidade aos resultados. Os resultados obtidos demonstraram que o sistema de captação de água pluvial é um processo adequado para a região do Porto Canoas, uma vez que os valores encontrados, apresentam uma captação média mensal de aproximadamente 8 m3 para uma área de contribuição de 366,21 m2.

Downloads

Publicado

13-04-2010

Como Citar

PANAZZOLO, F.; FRIGO, E. P.; FRIGO, M. S.; KOJUNSKI PINTO, M. C.; CRISTO, A. P. APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: RESTAURANTE PORTO CANOAS NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 1, n. 2, p. P.65–78, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/2936. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Recursos Hídricos e Ambientais