ESTUDO DO MANEJO SANITÁRIO, REPRODUTIVO E NUTRICIONAL DA ATIVIDADE LEITEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE CATANDUVAS, PR.

Autores

  • Wilson João Zonin
  • Nardel Luiz Soares da Silva
  • pedro celso soares da silva
  • Armin Feiden
  • Leticia Cristina Bertusso

Palavras-chave:

manejo, nutrição, sanidade.

Resumo

A bovinocultura de leite é uma das principais atividades geradora de emprego e renda para a agricultura familiar. O trabalho teve por objetivos identificar as formas de manejo sanitário, reprodutivo e nutricional da atividade leiteira do tipo familiar no município de Catanduvas - PR. Dentre os principais resultados obtidos em termos manejo sanitário, reprodutivo e nutricional, o estudo constatou que 40% dos produtores não fazem diagnóstico para mastite clínica, 33% dos produtores não fazem observação de cio e 27% das propriedades não têm reserva de alimentos para os momentos de escassez.

Downloads

Publicado

17-06-2011

Como Citar

ZONIN, W. J.; SOARES DA SILVA, N. L.; SOARES DA SILVA, pedro celso; FEIDEN, A.; BERTUSSO, L. C. ESTUDO DO MANEJO SANITÁRIO, REPRODUTIVO E NUTRICIONAL DA ATIVIDADE LEITEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE CATANDUVAS, PR. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 131–147, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/5065. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Zootecnia e Engenharia de Pesca