SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NO TRATAMENTO DE SEMENTES: AGENTES QUÍMICOS E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL UTILIZADOS

Autores

  • Fábio Palczewski Pacheco
  • Helder Lopes Vasconcelos

Palavras-chave:

pesticidas, sementes, toxicologia de agrotóxicos

Resumo

O uso de inseticidas em tratamentos de sementes é uma prática adotada em muitas empresas do setor, cujo objetivo é evitar possíveis perdas de produtividade devido aos ataques de pragas às sementes e plântulas. No entanto, os processos de tratamento de sementes, muitas vezes feitos na propriedade e sob a responsabilidade do produtor, bem como o manuseio de sementes tratadas envolvem sérios riscos à saúde e ao ambiente por conterem agentes tóxicos. Poucos são os registros na literatura que abordam os aspectos de saúde e segurança do trabalho, relacionados ao tratamento de sementes. Portanto, este trabalho visa contribuir para o estudo da saúde e segurança do trabalho, especificamente aquele voltado às operações do tratamento de sementes, bem como apresentar e discutir sobre os agentes químicos e os equipamentos mais utilizados de proteção individual.

Downloads

Publicado

07-08-2012

Como Citar

PACHECO, F. P.; VASCONCELOS, H. L. SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NO TRATAMENTO DE SEMENTES: AGENTES QUÍMICOS E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL UTILIZADOS. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 33–54, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/6187. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Armazenamento e Pós-Colheita