Aspectos relacionados à densidade populacional de plantas de milho em função da velocidade de deslocamento e do mecanismo dosador de sementes de duas semeadoras adubadoras

Autores

  • Fábio Boligon
  • Lúcia Helena Pereira Nóbrega
  • Eduardo Godoy de Souza
  • Fábio Palczewski Pacheco
  • João Cleber Modernel da Silveira

Palavras-chave:

disco horizontal perfurado, mecanismo pneumático de distribuição de sementes, população de plantas

Resumo

Aspectos relacionados à densidade populacional de milho foram avaliados em função da velocidade de deslocamento do conjunto moto mecanizado de duas semeadoras-adubadoras. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 2 x 3 (duas semeadoras-adubadoras x três velocidades de deslocamento), totalizando seis tratamentos. Para tração, foi utilizado trator 4x2 TDA Ford 7630. As semeadoras utilizadas foram: semeadora IMASA com sistema dosador de sementes pneumático e distribuidor de adubo do tipo discos duplos desencontrados e semeadora IMASA modelo Plantum 8, de arrasto, com mecanismo dosador de sementes do tipo disco perfurado horizontal. Três marchas do trator foram utilizadas, correspondendo aproximadamente às velocidades de 3,0; 4,5 e 7,0 km h-1. O tipo de mecanismo dosador de sementes interferiu no espaçamento entre plantas, enquanto a velocidade de deslocamento influenciou nas profundidades do sulco e da semente. O índice de velocidade de emergência, espaçamento entre plantas, estande inicial de plantas e estande final de plantas não foram afetados.

Downloads

Publicado

08-05-2013

Como Citar

BOLIGON, F.; NÓBREGA, L. H. P.; SOUZA, E. G. de; PACHECO, F. P.; SILVEIRA, J. C. M. da. Aspectos relacionados à densidade populacional de plantas de milho em função da velocidade de deslocamento e do mecanismo dosador de sementes de duas semeadoras adubadoras. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 81–94, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/7050. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharia Rural