O trabalho do professor de educação fisica com o aluno com deficiência no ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p217

Palavras-chave:

Trabalho docente, Professor, Inclusão

Resumo

Objetivo: Identificar os aspectos da produção acadêmica na área da Educação Física escolar frente ao trabalho docente diante dos alunos com deficiência nas escolas regulares. Método: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se valeu da estratégia da pesquisa documental. A busca privilegiou a plataforma Scielo e periódicos CAPES, apresentando oito termos combinados pelo operador ‘and’ e como critérios de inclusão os artigos publicados nos últimos dez anos e encontrados na língua portuguesa. Resultados: Resultando em 53 artigos que compuseram o acervo documental do estudo. A análise dos dados se deu de maneira qualitativa descritiva utilizando-se do processo de leitura, codificação e categorização, o qual oportunizou a discussão dos dados em dois eixos: (1) A escola frente as demandas da inclusão, onde apontou-se para as questões inerentes a escola, e; (2) As percepções dos professores de Educação Física, onde se levantou os diferentes tipos de percepções que os professores possuem quando se trata de trabalhar com a inclusão e com os alunos com deficiência dentro da educação regular. Conclusão: Como consideração final revela-se que aspectos como as condições dos espaços escolares e recursos materiais, dificuldades, a formação profissional, enfrentamentos da prática pedagógica, visão dos e sobre os alunos e o papel da Educação Física possuem um amplo destaque da literatura, compreendendo os aspectos do trabalho do professor e sua relação com os desafios da docência em situações de inclusão, apresentando um cenário de dificuldades, mas sobretudo de possibilidades e superações.

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Biografia do Autor

Sabrina de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Viviane Preichard Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Profa. Dra. do Departamento de Educação Física do Centro de Ciencias da Saúde e do Esporte- CEFID da UDESC.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Profa. Dra. do Departamento de Educação Física do Centro de Ciencias da Saúde e do Esporte- CEFID da UDESC.

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Publicado

06.05.2019

Como Citar

SOUZA, S. de; DUEK, V. P.; BENITES, L. C. O trabalho do professor de educação fisica com o aluno com deficiência no ensino regular. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 217–226, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p217. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21295. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional