- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Avaliadores Ad Hoc (Pareceristas)
Foco e Escopo
O periódico Caderno de Educação Física e Esporte tem os seguintes objetivos:
1 - publicar pesquisas científicas que incentivem o debate sobre fenômenos concernentes à Educação Física, Esporte, Lazer e Atividade Física; e
2 - publicar estudos, pesquisas e documentos científicos que fundamentem e contribuam para a intervenção pedagógica/profissional na área de Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Atividade Física.
Artigo Original
O Artigo Original se constitui como uma investigação inédita baseada em dados (coleta de dados seja com seres humanos, animais ou com outras fontes), com rigor na seleção dos dados e utilizando princípios teórico-metodológicos científicos. O Artigo Original contém as fases fundamentais da pesquisa científica: o problema e os objetivos, o delineamento dos métodos e a análise dos dados, os resultados e discussão e a conclusão. É, então, um texto dissertativo que busca apresentar à comunidade científica resultados de um estudo inédito sobre determinada área de conhecimento.
Artigo de Revisão
O Artigo de Revisão é constituído de uma análise crítica e reflexiva sobre um material já elaborado (publicado), formado principalmente de artigos originais. Um Artigo de Revisão deve ser metodologicamente delineado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), mesmo não sendo uma revisão sistemática para estudos clínicos.
Relato de Experiência
O Relato de Experiência é um artigo que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação (por exemplo, um projeto de extensão universitária, uma experiência pedagógica ou profissional, etc.). Nele são claramente descritos as motivações e os delineamentos metodológicos utilizado no projeto para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O Relato de Experiência é feito de modo contextualizado, com objetividade e consubstanciado teoricamente. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
(Para maiores detalhes click aqui).
Ensaio
O Ensaio é um artigo de caráter crítico sobre determinado tema ou questão científica, por vezes ainda pouco debatida, e com diferentes perspectivas de análise. O Ensaio é redigido de forma contextualizada, a fim de expor lógica e claramente as reflexões e argumentação dos autores. Ou seja, o Ensaio deve mostrar criticamente as contradições teórico cientificas sobre o tema, levando os leitores a também refletirem criticamente sobre o tema numa perspectiva futura de investigação.
Ponto de Vista
O Ponto de Vista se constitui como um artigo sobre um tema em que há divergências teóricas e metodológicas, em que os autores apresentam a sua contribuição na reflexão sobre o mesmo. O Ponto de Vista se diferencia do artigo de Ensaio quando os autores defendem claramente um posicionamento teórico sobre determinado tema em questão. Ao apresentarem um claro posicionamento sobre determinada abordagem teórica sobre o tema, sua defesa não implicará, necessariamente, numa orientação para investigações futuras.
Processo de Avaliação pelos Pares
Após o recebimento do manuscrito, a avaliação é procedida segundo a originalidade, a objetividade, a coerência e a consistência teórico-metodológica, considerando também as adequações às normas técnicas estabelecidas, sendo operacionalizada através de uma política de revisão duplo-cego por pares (double-blind peer review). Todos os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois revisores Ad Hoc (sendo ao menos um deles obrigatoriamente externo) com experiência profissional-acadêmica na área, os quais não serão informados sobre a origem e os autores dos artigos. Estes avaliadores emitirão parecer fundamentado que será utilizado pelos editores para decidir sobre a aceitação do manuscrito.
Os critérios de avaliação dos trabalhos são:
Originalidade: se o trabalho representa uma produção inédita, inventiva, baseada numa abordagem criativa e não apenas repetitiva.
Objetivação: se o trabalho consegue apreender os elementos constitutivos do fenômeno estudado (ainda que seja uma tentativa nunca completa), fazendo isso em consonância com o referencial teórico metodológico adotado.
Coerência: se o trabalho elabora um processo argumentativo que não apresente contradições. Significa sua propriedade lógica, ou seja, contêm argumentações bem estruturadas, desdobramento do tema de modo progressivo e sistemático, com começo, meio e fim. Evolui o trabalho sem contradições, com técnicas apropriadas e conhecimento de autores e teorias.
Consistência: se o trabalho apresenta argumentação sólida, passível de ser questionada e mesmo assim resistir. As argumentações são atuais e/ou são legítimas para a explicação do fenômeno estudado.
Normas técnicas: se o trabalho está apresentado em acordo com a forma de linguagem, redação e formatação adequadas à área de conhecimento.
Periodicidade
O Caderno de Educação Física e Esporte (CEFE) passou a publicar desde 2022 (volume 20) seus artigos na modalidade de publicação contínua (Rolling Pass), num único volume, com divulgação das publicações numa versão impressa no formato digital (.pdf).
O CEFE integra o Projeto SABER (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.
O Projeto SABER usa a plataforma OJS (Open Journal Systems - Versão 3.3.0.4).
Política de Acesso Livre
Nosso periódico é de acesso livre e imediato a partir do momento da publicação de cada artigo e fascículo, que são distribuídos sob licença do Creative Commons (BY-NC-SA - 4.0), que permite que o usuário também tenha acesso aberto a todos os demais artigos já publicados.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Avaliadores Ad Hoc (Pareceristas)
Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Ademir Faria Pires, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
Alberto Saturno Madureira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
Alexandre Vinicius Bobato Tozetto, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Brasil
Aline Miranda Strapasson, Faculdade de Americana (FAM) Brasil
Aline Tschoke Vivan, Instituto Federal do Paraná (IFPR)/ Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
Ana Luiza Barbosa Anversa, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), Brasil
Ana Maria Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Andréia Juliane Drula, Universidade Paranaense (UNIPAR), Brasil
Andreia Pelegrini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Anselmo de Athayde Costa e Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Ariane Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Ariane Silveira Dias Zabaleta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Bruna Solera, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univale), Brasil
Caio Corrêa Cortela, Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte), Brasil
Camila Cristina Fonseca Bicalho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil
Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Carine Collet, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Carlos Fabre Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Cassiano Ricardo Rech, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Cezar Barbosa Santolin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
Cibele Biehl Bossle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (ITFRS), Brasil
Cintia Brasil, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC), Brasil
Claus Dieter Stobaus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil
Crisieli Maria Tomeleri, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
Cristiano Roque Antunes Barreira, Universidade de São Paulo (USPRP), Brasil
Cristino Julio Alves da Silva Matias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil
Dalmo Roberto Lopes Machado, Universidade de São Paulo (USPRP), Brasil
Daniel Alvarez Pires, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
Danilo Reis Coimbra, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil
Danilo Rodrigues Pereira Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Brasil
Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Dayane Cristina Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Denilson Castro Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho (Uninove), Brasil
Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Éderson Andrade, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), Brasil
Edmilson Santos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Edson Hirata, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil
Edson Marcelo Hungaro, Universidade de Brasília (UnB), Brasil
Eduardo Klein Carmona, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasil
Eduardo Vignoto Fernandes, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Brasil
Eliane Denise Araújo Bacil, Universidade Positivo (UP), Brasil
Eliane Mahl, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Brasil
Elto Legnani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil
Enrico Fuini Puggina, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Ernani Xavier Filho, Universidade de Londrina (UEL), Brasil
Esteban Manuel Barcelona, Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), Argentina
Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil
Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), Brasil
Fábio Hech Dominski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Fábio Luiz Cheche Pina, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Brasil
Fabrício João Milan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Felipe Arruda Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Felipe Canan, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil
Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Brasil
Fernando Neitzke, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Fernando Pereira Cândido, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Flávio Py Mariante Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Franciele Fernandes Baliero, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil
Francisco Salviano Sales Nobre, Instituto Federal do Ceará (IFC), Brasil
Frederico Jorge Saad Guirra, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil
Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Gileno Edu Lameira de Melo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil
Gilmar Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Brasil
Giovani Firpo Del Duca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Paranaense (Unespar), Brasil
Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
Guilherme Guimarães Bevilacqua, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Guilherme Moraes Balbim, University of Illinois at Chicago (UI), USA
Gustavo André Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Gustavo Kiyosen Nakayama, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Hector Luiz Munaro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESBA), Brasil
Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Brasil
Hugo Tourinho Filho, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
Isabella Caroline Belem, Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) Universidade Paranaense (Unipar), Brasil
Ivan Bremm de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil
Ivan José Magayewski Bonet, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
Ivan Marcelo Gomes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Brasil
Ivana dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Jalusa Andréia Storch, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional de Catalão, Brasil
João Fernando Christofoletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
João Guilherme Cren Chiminazzo, Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Brasil
João Marcelo de Queiroz Miranda, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Brasil
Jociane de Carvalho Myskiw, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil
Joel Saraiva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
Jorge Both, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
José Carlos Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
José Francisco Grezzana, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
Jose Luiz dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
Juan Pedro Fuentes Garcia, Universidad de Extremadura (UEx), España
Juliana de Paula Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Juliana de Paula Figueiredo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil
Juliana Dias Boaretto, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Brasil
Juliana Pizani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Junior Vagner Pereira Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasil
Karina Alves da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Kelly Samara Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Larissa Rosa da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Layla Maria Campos Aburachid, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil
Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil
Leila Salvini, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
Luciano Juchem, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Brasil
Lucinar Jupir Forner Flores, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Ludgero Braga Neto, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Luís Eduardo Thomassim, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Luiz Fernando Framil Fernandes, Universidade da Região da Campanha (URCAM), Brasil
Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Brasil
Luiz Gustavo Nascimento Haas, Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Portugal
Maick da Silveira Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Brasil
Marcelo Moraes e Silva, Universidade federal do Paraná (UFPR), Brasil
Marcelo Rampazzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Marcelo Romanzini, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil
Marcos Bagrichevsky, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil
Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Marcos Roberto Queiroga, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), Brasil
Maria das Graças Anguera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Maria Teresa Krähenbühl Leitão, Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF), Brasil
Matias Noll, Instituto Federal Goiano (IFG), Brasil
Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Michael Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Mikael Almeira Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Nadjila Tejo Machado, Centro Universitário Santa Rita (UNISAN), Brasil
Naline Cristina Favatto, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Nilton Munhoz Gomes, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Oldemar Mazzardo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Patric Paludett Flores, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil
Patrícia Dias Pantoja, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil
Paula Bianchi, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil
Paulo Daniel Sabino Carrara, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Paulo Henrique Azevêdo, Universidade de Brasília (UnB), Brasil
Paulo Henrique Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Brasil
Paulo Henrique da Fonseca Silva, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Brasil
Paulo José Cabral Lacerda, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil
Pedro Fernando Avalone Athayde, Universidade de Brasília (UnB), Brasil
Pedro Ferreira Reis, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Brasil
Priscila Augusta Ferreira Campos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil
Rafael da Silva Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil
Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Rafaela Bertoldi, Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), Brasil
Raquel da Silveira, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Raymundo Pires Júnior, Universidade Anhanguera (Uniderp), Brasil
Regina Alves Thon, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Reis Pedro Ferreira Reis, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Brasil
Renan Felipe Hartmann Nunes, Universidade Paranaense (Unipar), Brasil
Renato Francisco Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Ricardo Brandt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Ricardo Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Ricardo João Sonoda Nunes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Ricardo Marinho de Mello de Picoli, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Roberto Regis Ribeiro, Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Brasil
Roberto Tierling Klering, Universidade Feevale (FEEVALE), Brasil
Robson Ruiz Olivoto, Universidade de Gurupi (UNIRG), Brasil
Rodrigo Batalha Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil
Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil
Rodrigo Vieira Bulso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Rogério Gonçalves de Freitas, River East Transcona School Division (RETSD), Canadian
Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil
Rubiane Giovani Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
Santiago Pich, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil
Saulo Testa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Brasil
Silvana dos Santos Silva, Universidade Paranaense (Unipar), Brasil
Silvana Martins de Araújo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil
Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná (UFPA), Brasil
Suelen Vicente Vieira, Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Brasil
Suzete Calvete, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Taís Steffenello Ghisleni, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Brasil
Taisa Belli, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
Tania Regina Bonfim, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Brasil
Telma Sara Queiroz Matos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
Thiago Silva Piola, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Thiago Sousa Matias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Valter Cordeiro Barbosa Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Brasil
Vando Golfetto, Universidade do Norte Paranaense (UNOPAR), Brasil
Vania de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Verónica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil
Vitor Ciampolini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Viviane de Almeida Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil
Viviane Teixeira Silveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil
Wellington Roberto Gomes de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
Wilson Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Wilton Carlos de Santana, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil