Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
O manuscrito é um trabalho original e inédito, e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha/nossa autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
-
O manuscrito para submissão está no formato do Template, com todas as suas normativas e recomendações adaptadas à submissão. Segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
-
Todos os endereços de páginas na Internet (URL's, DOI), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.
-
Para Artigos Originais, Artigos de Revisão, Relatos de Experiência, Ensaios e Pontos de Vista, o manuscrito deve ter no máximo 6.000 palavras.
-
A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word ou Writer, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
-
O texto é resultado de meu trabalho (e dos colaboradores), o que permite tornar pública minha (nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Sabemos que o texto será escaneado e rastreado para verificação de cópias indevidas, pelo detector de plágio da revista (CopySpider), e que, caso seja encontrada uma cópia indevida, a submissão será sumariamente rejeitada.
-
Em caso de estudos originais envolvendo seres humanos, declaramos que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da minha instituição ou de outra no qual o Comitê de Ética tenha Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) emitido além do Parecer de Aprovação com número de registro no CONEP.
-
Em caso de aceitação do artigo por parte do Caderno de Educação Física e Esporte, concordo que os direitos autorais serão distribuídos pela são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0), sendo permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.
-
Não será aceita a inclusão de autores após a submissão do artigo. Por isso é importante que os autores confiram e preencham corretamente as Declarações e os metadados da submissão no momento do envio do artigo. Todos os autores do manuscrito apresentam seu registro no ORCID. Obs. O identificador ORCID pode ser obtido no Registro ORCID.
Estágio Supervisionado na Formação em Educação Física
Seção Especial, Volume 20
Artigo Original
O Artigo Original se constitui como uma investigação inédita baseada em dados (coleta de dados seja com seres humanos, animais ou com outras fontes), com rigor na seleção dos dados e utilizando princípios teórico-metodológicos científicos. O Artigo Original contém as fases fundamentais da pesquisa científica: o problema e os objetivos, o delineamento dos métodos e a análise dos dados, os resultados e discussão e a conclusão. É, então, um texto dissertativo que busca apresentar à comunidade científica resultados de um estudo inédito sobre determinada área de conhecimento.
Artigo de Revisão
O Artigo de Revisão é constituído de uma análise crítica e reflexiva sobre um material já elaborado (publicado), formado principalmente de artigos originais. Um Artigo de Revisão deve ser metodologicamente delineado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), mesmo não sendo uma revisão sistemática para estudos clínicos.
Todos os artigos de revisão devem incluir um fluxograma que apresente as etapas de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão, seguindo o modelo da figura a seguir.
Relato de Experiência
O Relato de Experiência é um artigo que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação (por exemplo, um projeto de extensão universitária, uma experiência pedagógica ou profissional, etc.). Nele são claramente descritos as motivações e os delineamentos metodológicos utilizado no projeto para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O Relato de Experiência é feito de modo contextualizado, com objetividade e consubstanciado teoricamente. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
(Para maiores detalhes click aqui).
Ensaio
O Ensaio é um artigo de caráter crítico sobre determinado tema ou questão científica, por vezes ainda pouco debatida, e com diferentes perspectivas de análise. O Ensaio é redigido de forma contextualizada, a fim de expor lógica e claramente as reflexões e argumentação dos autores. Ou seja, o Ensaio deve mostrar criticamente as contradições teórico-científicas sobre o tema, levando os leitores a também refletirem criticamente sobre o tema numa perspectiva futura de investigação.
Ponto de Vista
O Ponto de Vista se constitui como um artigo sobre um tema em que há divergências teóricas e metodológicas, em que os autores apresentam a sua contribuição na reflexão sobre o mesmo. O Ponto de Vista se diferencia do artigo de Ensaio quando os autores defendem claramente um posicionamento teórico sobre determinado tema em questão. Ao apresentarem um claro posicionamento sobre determinada abordagem teórica sobre o tema, sua defesa não implicará, necessariamente, numa orientação para investigações futuras.
Declaração de Direito Autoral
Todos os artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, cuja publicação não é remunerada. Os direitos autorais, em caso de aceitação do trabalho, são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC: BY-NC-SA - 4.0).