O olhar de professores universitários do curso de educação física sobre as metodologias de ensino ativas

Veronica Volski Mattes, Daiane Grando

Resumo

Introdução: As metodologias ativas são percebidas como estratégias inovadoras de ensino, em que o foco é a participação do aluno na construção de seu conhecimento. Objetivo: Analisar a visão de professores do ensino superior em Educação Física a respeito do conhecimento, formação e utilização das metodologias de ensino ativas. Métodos: Optou-se pelo estudo de campo descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Foram analisados 13 (treze) professores universitários de instituições públicas e privadas de um município do interior do Paraná, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Resultados: Notou-se que os docentes compreendem as metodologias ativas e a maioria (n=8) possui algum tipo de formação a respeito. Em relação à utilização das metodologias ativas, a maioria dos docentes (n=11) afirmou fazer uso em sala de aula. Conclusão: Os professores compreendem, possuem algum tipo de formação e fazem uso de tais estratégias. Esta pesquisa possibilitou ampliar o olhar para a formação profissional em EF, a partir da análise de estratégias inovadoras de ensino, como as metodologias ativas.

ABSTRACT. The look of university teachers of the physical education course on active education methodologies. Introduction: Active methodologies are perceived as innovative teaching strategies, in which the focus is the participation of students in the construction of their knowledge. Objective: To analyze the view of higher education teachers in Physical Education regarding the knowledge, training and use of active teaching methodologies. Methods: We chose a descriptive field study, with quantitative and qualitative approaches. Thirteen (13) university professors from public and private institutions of a municipality in the interior of Paraná were analyzed by means of a questionnaire with open and closed questions. Results: It was noted that the teachers understand the active methodologies and the majority (n=8) have some type of training about it. Regarding the use of active methodologies, the majority of teachers (n=11) stated that they use it in the classroom. Conclusion: The teachers understand, have some type of training and make use of such strategies. This research made it possible to broaden the focus on vocational training in EF, from the analysis of innovative teaching strategies, such as active methodologies

Palavras-chave

Formação profissional; Aprendizagem ativa; Educação Física.

Texto completo:

PDF

Referências

ALMEIDA, C. M.; CAGNATO, E. V.; DAL-IN, A. Aulas de educação física na concepção aberta: uma experiência no ensino fundamental. In: X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Anais... Curitiba: PUC, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar: um procedimento alternativo para o ensino de Química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. Anais... Foz do Iguaçu: Centro Reichiano, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES 058/2004, de 18 de fevereiro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, 2004. Disponível em: . Acessado em: 15 de março de 2019.

BUSS, C. S.; MACKEDANZ, L. F. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 122-31, 2017.

CAMPOS, I. C. G. O ensino de língua inglesa (li) e as metodologias ativas: teoria e prática. Diálogo e Interação, Cornélio Procópio, v. 11, n. 1, p. 179-92, 2017.

CARRARO, T. E.; PRADO, L. M.; SILVA, D. V. G.; RADÜNZ, V; KEMPFER, S. S.; SEBOLD, L. F. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem: uma proposta na metodologia ativa. Investigación y Educación en Enfermería, Antioquia, v. 29, n. 2, p. 248-54, 2011.

COLLIER, L. S.; SOUZA, C. T. V. Metodologias ativas na formação do professor de educação física. Revista Práxis, Volta Redonda-RJ, v. 9, n. 18, p. 79-88, 2017.

CUNHA, M. I. da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-371, 2006.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Conteúdos da educação física escolar. In.: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs). Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 316

FARIAS, P. A. M.; MARTIN, A. L de A. R.; CRISTO, C. S. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 39, n. 1, p. 143-58; 2015.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIORDANO, C. C.; SILVA, D. S. C. Metodologias ativas em educação Matemática: a abordagem por meio de projetos na educação estatística. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 78-89, 2017.

GUIMARÃES, J. C. F.; SEVERO, E. A.; SERAFIN, V. F.; CAPITANIO, R. P. R. Formação docente: uso de metodologias ativas como processo inovador de aprendizagem para o ensino superior. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul (UCS), 2016.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. A formação de professores de educação física escolar e aulas de educação física no brasil - sob o ponto de vista alemão. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 134-57, 2012.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. A formação de professores de educação física para escolas públicas na Alemanha. Revista da Educação Física, v. 14, n. 2, p. 97-103, 2003.

HIRAI, R. T.; CARDOSO, C. L. Para a compreensão da concepção de “aulas abertas” na educação física escolar: orientada no aluno, no processo, na problematização, na comunicação e... Motrivivência, Florianópolis, v. 18, n. 27, p. 119-36, 2006.

KONZEN, V. M.; BARBOSA, M. R.; MORAES, G. C. Metodologia ativa no ensino de matemática. In: VIII Salão de Ensino e Extensão. Santa Cruz do Sul. Anais... Universidade de Santa Cruz do Sul, 2017.

LIMA, A. E. F.; SILVA, D. R.; ARAÚJO, E. F. Metodologias ativas em geografia: experiências docentes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (IFCE). Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-13, 2018.

MARQUES FILHO, C. V.; MARCONATO, C. V.; SILVA, D. D. Abordagem das aulas abertas na educação física escolar: uma revisão de literatura. Lectures, Educacion Fisica y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 19, n. 196, 2014. Disponível em: . Acessado em: 10 de outubro de 2018.

MELO, R. A. A educação superior e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma análise a partir da educação sociocomunitária. 2017. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2017.

METZNER, A. C.; OLIVEIRA, E. L.; SANTOS, S. P. Metodologia ativa no ensino superior: percepção dos estudantes sobre o bingo do conhecimento. In: I Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. Anais... Rio Claro: UNESP, 2018.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, J. V.; CASTELLAR, S. M. V. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 2, p. 422-36, 2018.

PARANHOS, V. D.; MENDES, M. M. R. Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-7, 2010.

SILVA, A. M. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, v. 1, n. 731, p. 7-12, 2011.

SOUZA, E. F. D.; SILVA, A. G.; SILVA, A. I. L. F. da. Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, Suppl 2, p. 976-80, 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VEIT, S. C. H. Metodologias ativas para o ensino de língua estrangeira. 2016, 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016.

ZAPATERO, J. A.; RIVERA, M. D. G.; IZQUIERDO, A. C. Consolidación de las metodologías activas en educación física en las escuelas de enseñanza secundaria. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 509-26, 2018

';