Pibid na educação física: formação e intervenção de professores

Milliane Rachadel, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Juliana Regina Guimarães, Gelcemar Oliveira Farias

Resumo

Introdução: O PIBID proporciona ao estudante a aproximação com a escola, com o campo de intervenção profissional e com referenciais teóricos que sustentam a Educação Física. Objetivo: Assim, este estudo apresenta como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a formação e intervenção de egressos do PIBID vinculados ao curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina. Métodos: A investigação caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, que fizeram parte 16 egressos do curso de licenciatura em Educação Física. Para coleta de dados foi utilizado um questionário composto de duas partes: uma destinada aos dados de identificação e a outra parte composta pelo questionário adaptado de Assis (2016), que refere as informações quanto à formação, a interdisciplinaridade, as perspectivas profissionais futuras e as oportunidades na participação no PIBID. Na análise de dados foi utilizada a estatística descritiva, tendo dentro de sua análise a classificação dos indicadores em consenso forte e consenso fraco, realizados por meio da média, desvio padrão, moda e mediana. Resultados: Os resultados obtidos nas categorias em sua maioria foram em consenso forte, com exceção dos indicadores de interdisciplinaridade onde em duas afirmativas o consenso foi fraco, porém o que indicou que o programa proporciona e trabalha com a interdisciplinaridade. Conclusão: Dentre os resultados encontrados como consenso forte nos quatro indicadores da pesquisa é que o PIBID auxilia e tem um resultado positivo na formação profissional do docente.

ABSTRACT. PIBID in physical education teachers: teacher training and intervention. Background: The PIBID provides the student with an approach to the school, with the field of professional intervention and with theoretical references that support Physical Education. Objective: Thus, the study aims to analyze the factors that contributed to the formation and intervention of graduates of the PIBID linked to the licentiate course in Physical Education of a public university of Santa Catarina. Methods: The research is characterized as a descriptive research, which included 16 graduates of the degree course in Physical Education of a public university. For data collection, a questionnaire was used consisting of two parts: one for identification data and the other part composed of the questionnaire adapted from Assis (2016), which refers to information on training, interdisciplinarity, future professional perspectives and opportunities in participation in PIBID. In the data analysis, the descriptive statistics was used, having within its analysis the classification of the indicators in strong consensus and weak consensus, performed through means, standard deviation, median and mode. Results: The results obtained in the categories were mostly in strong consensus, except for the indicators of interdisciplinarity where in two affirmations the consensus was weak, but what indicated that the program provides and works with interdisciplinarity. Conclusion: Among the results found as a strong consensus in the four indicators of the research is that the PIBID helps and has a positive result in the professional formation of the teacher.

Palavras-chave

Educação Física; Formação de professores; PIBID

Texto completo:

PDF

Referências

ARAÚJO, A. C.; ANDRIOLA, W. B.; COELHO, A. de A. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-22, 2018.

ASSIS, C. R. Impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial dos alunos/bolsistas da Universidade Federal de Pelotas. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

BALADELI, A. P. D.; BORSTEL, C. N. V.; FERREIRA, A. de J. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 29, n. 1, p. 207-27, 2016.

BERGAMASCHI, M. A.; ALMEIDA, D. B. Memoriais escolares e processos de iniciação à docência. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 15-41, 2013.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Fica aprovado, na forma dos Anexos I e II, o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília, 2013. Disponível em: . Acessado em: 21 de maio de 2018.

CARVALHO, A. D. F. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma prático-reflexivo na formação docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 8, Supl. 2, p. 489-505, 2012.

CARVALHO, D. C.; QUINTEIRO, J. A formação docente e o Pibid: dilemas e perspectivas em debate. EntreVer, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2013.

DARROZ, L. M.; WANNMACHER, C. M. D. Aprendizagem docente no âmbito do pibid/física: a visão dos bolsistas de iniciação à docência. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 727-48, 2015.

DIEDER, J. A.; KERBER, L. E. TERNUS, K. A percepção dos docentes do curso de educação física em relação às contribuições do PIBID na formação dos acadêmicos bolsistas do subprojeto educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 545-56, 2016

FARIAS, G. O. ; MANCHEIN, L. G. M. ; COSTA, L. C. ; RACHADEL, M. ; AMARAL, D. ; MATTER, P. C. R.; GONCALVES, P. T. ; LINHARES, T. S. ; ALMEIDA, A. R. A. ; RECHE, P. ; WERNER, A. ; TRUSZ, R. Mural didático das olimpíadas e paralímpiadas: um olhar na construção docente. In: IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Anais… UNESP, Rio Claro, p. 74-75, 2016.

FETZNER, A. R. Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 513-30, 2018.

FETZNER, A. R.; SOUZA, M. E. V. Concepções de conhecimento escolar: potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 683-94, 2012.

FREITAS, M. de F. Q. de. A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/ CAPES. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 149-67, 2014.

FRISON, L. M. B.; VEIGA SIMÃO, A. M.; CIGALES, J.R. Aprendizagem na docência: Pibid e a formação de professores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 25-44, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GOMES, C.; SOUZA, V. L. T. de. O PIBID e a mediação na configuração de sentidos sobre a docência. Psicologia Escolar Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 147-56, 2016.

MARTINS R. L. R.; VENTORIM, S.; LOCATELLI, A. B.; FERREIRA NETO, A.; MELLO, A. S. Experiências formativas da educação física com a educação infantil desenvolvidas no PIBID. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v, 24, n. 4, p. 85-99, 2016.

MASSENA, E. P; CUNHA, M. I. O potencial formativo do Pibid pela perspectiva dos formadores de professores. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 30, p. 195-220, 2016.

NASCIMENTO, M. das G.; ALMEIDA, P. C. A.; PASSOS, L. F. Formação docente e sua relação com a escola. Revista Portuguesa em Educação, Braga, v. 29, n. 2, p. 9-34, 2016.

NASCIMENTO, W. E.; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: a trajetória de uma professora supervisora no Pibid. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-26, 2018.

NEVES, E. do R.; FERENC, A. V. F. O PIBID Pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2046- 63, 2016.

NOFFS, N. A.; RODRIGUES, R. C. C. A formação docente: Pibid e o estágio curricular supervisionado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 357-74, 2016.

OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de química. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 979-94, 2017.

OLIVEIRA, H. F. A bagagem do Pibid para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 3, p. 913-34, 2017.

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. J.; ALBUQUERQUE, S. da R. de. O estágio curricular supervisionado e o programa brasileiro de iniciação à docência: convergências, tensões e contributos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 2, p. 33-58, 017.

PRANKE, A.; FRISON, L. M. B. Potencialização da aprendizagem autorregulada de bolsistas do PIBID/ UFPel do curso de licenciatura em matemática através de oficinas pedagógicas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 223-40, 2015.

ROMAGNOLLI, C.; SOUZA, S.L.; MARQUES, R. A. Os impactos do Pibid no processo de formação inicial de professores: experiências na parceria entre educação básica e superior. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO, p. 1-8, 2014.

SÁ, L. P; GARRITZ, A. O conhecimento pedagógico da “natureza da matéria” de bolsistas brasileiros participantes de um programa de iniciação à docência. Educación Química, Cidade do México, v. 25, n. 3, p. 363-379, 2014a.

SÁ, L. P.; GARRITZ, A. Análise de uma sequência didática sobre ligações químicas produzida por estudantes de química brasileiros em formação inicial. Educación Química, Cidade do México, v. 25, n. 4, p. 470-477, 2014b.

SANT’ANNA, P. A.; MARQUES, L. O. C. Pibid diversidade e a formação de educadores do campo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 725-44, 2015.

SANTOS, V. C.; ARROIO, A. A formação de professores em comunidades de prática: o caso de um grupo de professores de química em formação inicial. Química Nova, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 144- 50, 2015.

YAMIN, G. A.; CAMPOS, M. I.; CATANANTE, B. R. “Quero ser professora”: a construção de sentidos da docência por meio do Pibid. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 31-45, 2016.

ZEULLI, E.; BORGES, M. C.; CONDELES, J. F.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P.; MARTINS, S. E. C. O Pibid e a formação inicial dos professores da UFTM: diferentes experiências entre seus atores. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Anais... UNICAMP, Campinas, p. 12-24, 2012.

';