Como se enxergam treinadores e praticantes de natação?

Milena Schiezari Ru Barnabe, Hélio Mamoru Yoshida, João Guilherme Cren Chiminazzo, Vinicius Nagy Soares, Paula Teixeira Fernandes

Resumo


INTRODUÇÃO: A prática esportiva, especificamente a natação, está entre as principais modalidades praticadas por crianças e adolescentes no Brasil.
OBJETIVO: Descrever condutas de treinadores de natação e verificar como essas condutas são percebidas pelos atletas.
MÉTODOS: Foram entrevistados 30 nadadores (15,31±2,47 anos) e 5 treinadores, através da Escala de Comportamento do Treinador - Visão Atleta e da Escala de Comportamento de Treinadores Desportivos - Versão Treinadores.
RESULTADOS: Foi identificada correspondência entre as opiniões, demonstrando que as percepções dos treinadores são similares às percepções dos atletas de natação.
CONCLUSÃO: Os treinadores investigados apresentaram preocupação com a formação abrangente dos praticantes, sobretudo em relação aos aspectos técnicos, físicos e psicológicos.

ABSTRACT. How do coaches and swimmers see themselves?
BACKGROUND: Sport, specifically swimming, is among the main sports practiced by children and adolescents in Brazil.
OBJECTIVE: To describe the conduct of swimming coaches and to verify how these behaviors are perceived by athletes.
METHODS: 30 swimmers (15.31±2.47 years) and 5 coaches were interviewed through the Coach Behavior Scale - Athlete Vision and the Sports Coach Behavior Scale - Coach Version.
RESULTS: We identified a correspondence between opinions, demonstrating that coaches ‘perceptions are similar to swimming athletes’ perceptions.
CONCLUSION: The investigated coaches were concerned with the comprehensive training of practitioners, especially regarding the technical, physical and psychological aspects.

Palavras-chave


Psicologia do Esporte; Relação treinador-atleta; Comportamento

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE MORAES, L. C. C.; MEDEIROS FILHO, E. S.; LÔBO, I. L. B.; SILIVEIRA, D. R. Escala do comportamento do treinador: versão treinador (ECT-T) e versão atleta (ECT-A): o que o treinador diz é confirmado pelos seus atletas? Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 37-47, 2010.

ARDUA, C. M.; MÁRQUEZ, S. Relação entre estilos de liderança do treinador e rendimento na natação sincronizada. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 6, n. 6, p. 394-97, 2007.

BERGER, B. G.; OWEN, D. R. Stress reduction and mood enhancement in four exercise modes: Swimming, body conditioning, hatha yoga, and fencing. Research Quarterly for Exercise and Sport, London, v. 59, n. 2, p. 148-59, 1988.

BRANDÃO, M. R. F.; CARCHAN, D. Comportamento preferido de liderança e sua influência no desempenho dos atletas. Motricidade, Riveira da Pena, v. 6, n. 1, p. 53-69, 2010.

CATITA, L. A relação treinador-atleta. A importância do treinador na motivação e continuidade da prática de jovens atletas em luta. Luta Magazine, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 21-30, 2002.

CHASE, N. L.; SUI, X.; BLAIR, S. N. Comparison of the health aspects of swimming with other types of physical activity and sedentary lifestyle habits. International Journal of Aquatic Research and Education, Bowling Green, v. 2, n. 2, p. 7, 2008.

CHELLADURAI, P. Leadership in sports. In: TENENBAUM, G.; EKLUND, R. C. (Org.) Handbook of Sport Psychology. New Jersey: John Wiley and Sons. 2007. p. 113-35.

CHELLADURAI, P.; SALEH, S. D. Dimensions of leader behavior in sports: development of a leadership scale. Journal of Sport and Exercise Psychology, Champaign, v. 2, n. 1, p. 34-45, 1980.

CHEUCZUK, F.; FERREIRA, L.; FLORES, P. P.; VIEIRA, L. F.; VIEIRA, J. L. L.; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. D. Qualidade do relacionamento treinador-atleta e orientação às metas como preditores de desempenho esportivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 2, p. 1-8, 2016.

CID, L.; SILVA, C.; ALVES, J. Actividade física e bem-estar psicológico: Perfil dos participantes no programa de exercício e saúde de Rio Maior. Motricidade, Riveira da Pena, v. 3, n. 2, p. 47–55, 2007.

CÔTÉ, J.; YARDLEY, J.; HAY, J.; SEDGWICK, W.; BAKER, J. An exploratory examination of the coaching behavior scale for sport. Avante Research Note, Gloucester, v. 5, n. 2, p. 82-92, 1999.

CRUZ, A. B.; KIM, H.-D. Leadership preferences of adolescent players in sport: influence of coach gender. Journal of Sports Science & Medicine, Bursa, v. 16, n. 2, p. 172, 2017.

CRUZ, J. F.; DIAS, C.; GOMES, R.; ALVES, A.; SÁ, S.; VIVEIROS, I.; ALMEIDA, S.; PINTO, S. Um programa de formação para a eficácia dos treinadores da iniciação e formação desportiva. Análise Psicológica, Lisboa, v. 19, n. 1, p. 171-82, 2001.

FORTES, L. de S.; LIRA, H. A. A. D. S.; LIMA, R. C. R. D.; ALMEIDA, S. S.; FERREIRA, M. E. C. O treinamento mental gera efeito positivo na ansiedade competitiva de jovens nadadores? Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 353-61, 2016.

GOMES, R.; PAIVA, P. Liderança, compatibilidade treinador-atleta e satisfação no andebol: percepção de atletas novatos e experientes. Psico-USF, Campinas, v. 15, n. 2, p. 235-48, 2010.

GOULD, D; CARSON, S. The relationship between perceived coaching behaviors and developmental benefits of high school sports participation. Hellenic Journal of Psychology, Thessaloniki, v. 7, n. 1, p. 298-314, 2010.

HORN, T. S.; BLOOM, P.; BERGLUND, K. M.; PACKARD, S. Relationship between collegiate athletes’ psychological characteristics and their preferences for different types of coaching behavior. The Sport Psychologist, Champaign, v. 25, n. 2, p. 190-211, 2011.

HOSHINO, E. F.; SONOO, C. N.; VIEIRA, L. F. Perfil de liderança: uma análise no contexto esportivo de treinamento e competição. Journal of Physical Education, Maringá, v. 18, n. 1, p. 77-83, 2007.

LEITÃO, J. C. G. de C. A relação treinador-atleta: percepção dos comportamentos de liderança e de coesão em equipas de futebol. 1999, 25f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 1999.

LESSA, L. F.; MORAES, E. W.; LIMA, S. F. Percepção dos alunos-atletas sobre o estilo de liderança dos professores-treinadores de Teresina - PI. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 5, n. 18, p. 1, 2013.

LÔBO, I. L. B.; ALBUQUERQUE MORAES, L. C. C.; NASCIMENTO, E. Processo de validação da escala de comportamento do treinador: versão atleta (ECT-A). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 255-65, 2005.

MATIAS, T. S.; HINKEL, D.; GONÇALVES, E.; BERNARDO, V. M. Perfil de liderança de treinadores de triatlo do Brasil. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, n. 14, Suppl. 1, p. 1009-20, 2014

BRASIL. Ministério do Esporte. Diagnóstico Nacional do Esporte. Brasília, 2015. Disponível em: . Acessado em: 15 de maio de 2019.

SAAVEDRA, J. M.; ESCALANTE, Y.; RODRÍGUEZ, F. A. La evolución de la natación. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 7, p. 66, 2003. Disponível em: . Acessado em: 15 de maio de 2019.

SERPA, S. Treinador e atleta: a relação sagrada. In: BECKER, B. (Org.). Psicologia aplicada ao treinador esportivo. Novo Hamburgo: Feevale, 2002. p.18-67.

SHERMAN, C. A.; FULLER, R.; SPEED, H. D. Gender comparisons of preferred coaching behaviors in Australian sports. Journal of Sport Behavior, Mobile, v. 23, n. 4, p. 389, 2000.

SILVEIRA, R. da D. Processo de adaptação e validação da escala de comportamento treinadores versão - treinadores (ECT-T). 2005. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

SIMÕES, A. C. Estudo do comportamento de liderança dos técnicos de handebol. 1987. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

SMITH, R. E.; SMOLL, F. L.; CUMMING, S. P. Effects of a motivational climate intervention for coaches on young athletes’ sport performance anxiety. Journal of Sport and Exercise Psychology, Champaign, v. 29, n. 1, p. 39-59, 2007.

TAHARA, A. K.; SANTIAGO, D. R. P.; TAHARA, A. K. As atividades aquáticas associadas ao processo de bem-estar e qualidade de vida. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 103, p. 1-4, 2006. Disponível em: . Acessado em: 10 de fevereiro de 2019.

TEIXEIRA, L. B. Exercícios aquáticos na manutenção e redução do peso na obesidade infantil. 2008. 43f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

VELLA, S. A.; OADES, L. G.; CROWE, T. P. The relationship between coach leadership, the coach–athlete relationship, team success, and the positive developmental experiences of adolescent soccer players. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 18, n. 5, p. 549-61, 2013.

VIDUAL, M. B. P.; FERNANDES, P. T. Avaliação psicológica nos esportes. In: FERNANDES, P. T. (Org.). Interdisciplinaridade na psicologia do esporte. Curitiba: CRV, 2019. p. 350.

VIEIRA, L. F.; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. do; VIEIRA, J. L. L. O estado da arte da pesquisa em Psicologia do Esporte no Brasil. Revista de Psicología del Deporte, Cerdanyola del Vallès, v. 22, n. 2, p. 501-7, 2013.

VILANI, L. H. P. Liderança situacional II e a relação treinador-atleta em diferentes categorias de base no tênis de mesa nacional. 2004. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

ZHANG, J.; JENSEN, B. E.; MANN, B. L. Modification and revision of the leadership scale for sport. Journal of Sport Behavior, Alabama, v. 20, n. 1, p. 105, 1997.




DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Direitor Autorais Partilhados

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Caderno de Educação Física e Esporte

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Campus de Marechal Cândido Rondon

Rua Pernambuco, 1777 | Centro

Marechal Cândido Rondon | Paraná | 85960-000

F: (45) 3284 7855

E-mail: revista.cefe@unioeste.br

Facebook: https://www.facebook.com/RevistaCEFE/