Jogos escolares de Vacaria: retrato da participação dos estudantes

Autores

  • Uilian Maciel Almeida Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, Vacaria, Rio Grande do Sul
  • Gerard Maurício Martins Fonseca Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p89

Palavras-chave:

Jogos escolares, Esporte, Educação Física.

Resumo

Os jogos escolares são competições esportivas importantes na aprendizagem dos aspectos sociais, cognitivos e culturais, produzindo benefícios para a educação aliado ao desenvolvimento do esporte na escola. O objetivo do estudo foi analisar a participação e distribuição dos estudantes com relação ao naipes, masculino ou feminino, nas  modalidades  esportivas em três edições dos jogos na cidade de Vacaria-RS. Foram analisadas as inscrições dos estudantes de cada escola participante nos Jogos Escolares Estaduais do Rio Grande do Sul (JERGS), de 2009 a 2011. Participaram dos jogos 20 escolas públicas, com alunos do Ensino Fundamental, na categoria infantil, com idades entre 13 e 14anos. Foram ocupadas 2.307 vagas, preenchidas por 1.123 alunos, sendo 794 alunos do sexo masculino e 329 do sexo feminino. Percebe-se que os alunos ocupam vagas em mais do que um esporte com frequência e que os meninos participam mais do que as meninas. Através do teste Qui-quadrado foi detectado diferenças significativas (p<0,05) quando comparados os anos de participação. Da mesma forma, o teste apontou uma diferença na participação maior dos meninos em relação às meninas (p<0,05). A análise estatística destacou ainda que o esporte que teve maior participação de estudantes foi o futsal.  Conclui-se que o atual formato da competição não proporciona uma ampliação no número de jovens participantes ao longo do tempo e não estimula a participação feminina.

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Publicado

28.09.2013

Como Citar

ALMEIDA, U. M.; FONSECA, G. M. M. Jogos escolares de Vacaria: retrato da participação dos estudantes. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 1, p. 89–99, 2013. DOI: 10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p89. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6954. Acesso em: 19 abr. 2024.