AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NAS OPERAÇÕES DE SERVIÇO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Alfred Douglas Drahein, Henrique Dagostin, Edson Pinheiro de Lima, Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) possuem papel social extremamente importante, são elas as responsáveis pelo local em que atuam, por formar cidadãos que contribuam para uma sociedade justa e solidária em seu entorno. As universidades podem envolver-se com o desenvolvimento sustentável no seu planejamento, gerenciamento, educação, pesquisa, operações, serviços comunitários, aquisição de materiais, transporte e infraestrutura; a presente pesquisa busca identificar práticas de operações sustentáveis em instituições de ensino superior, verificando a evolução histórica do tema de pesquisa, procurando conhecer ações geradas nas próprias instituições e em modelos de avaliações que possam ser adaptadas ao contexto educacional; sobre os recursos metodológicos a pesquisa referente aos objetivos é caracterizada como exploratório- descritiva, pois busca explorar um fenômeno e descrevê-lo em sua essência, o método utilizado na pesquisa é estudo de caso, no presente estudo é utilizada a pesquisa qualitativa; como resultados da literatura foi constatada uma crescente preocupação e organização por meio de várias declarações assinadas por universidades em várias partes do mundo a partir da década de 1990; nos modelos estudados foram identificados indicadores que corroboram para a construção do modelo de avaliação de operações sustentáveis aplicados em uma  Instituição de Ensino Superior no Brasil; e como conclusão verificou-se que mesmo a instituição sendo jovem já possui ações e metas a curto, médio e longo prazo.

Palavras-chave

Operações Sustentáveis, Instituição de Ensino Superior, Indicadores.

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