AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NAS OPERAÇÕES DE SERVIÇO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.17134Keywords:
Operações Sustentáveis, Instituição de Ensino Superior, Indicadores.Abstract
As Instituições de Ensino Superior (IES) possuem papel social extremamente importante, são elas as responsáveis pelo local em que atuam, por formar cidadãos que contribuam para uma sociedade justa e solidária em seu entorno. As universidades podem envolver-se com o desenvolvimento sustentável no seu planejamento, gerenciamento, educação, pesquisa, operações, serviços comunitários, aquisição de materiais, transporte e infraestrutura; a presente pesquisa busca identificar práticas de operações sustentáveis em instituições de ensino superior, verificando a evolução histórica do tema de pesquisa, procurando conhecer ações geradas nas próprias instituições e em modelos de avaliações que possam ser adaptadas ao contexto educacional; sobre os recursos metodológicos a pesquisa referente aos objetivos é caracterizada como exploratório- descritiva, pois busca explorar um fenômeno e descrevê-lo em sua essência, o método utilizado na pesquisa é estudo de caso, no presente estudo é utilizada a pesquisa qualitativa; como resultados da literatura foi constatada uma crescente preocupação e organização por meio de várias declarações assinadas por universidades em várias partes do mundo a partir da década de 1990; nos modelos estudados foram identificados indicadores que corroboram para a construção do modelo de avaliação de operações sustentáveis aplicados em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil; e como conclusão verificou-se que mesmo a instituição sendo jovem já possui ações e metas a curto, médio e longo prazo.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.