LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Hilda Montemór Montemór, Michelli Novikoff Fernandes

Resumo


A busca e o aprimoramento de metodologias diferenciadas para o ensino da Matemática têm sido objeto de diversas investigações. Visto que a ludicidade no ensino é uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem Integrar a Literatura Infantil nas aulas de Matemática é bastante oportuno, já que muitas obras literárias trazem conteúdos matemáticos em sua história. Diante disso, a proposta do artigo em questão é apresentar os benefícios que a correlação entre a Literatura Infantil e a Matemática podem oferecer no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e, ainda, apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o conhecimento e o uso dessa estratégia. Para tanto, foi aplicado um questionário a cinquenta professores da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do Vale do Paraíba. Os resultados demonstraram que os professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I conhecem e utilizam a Literatura Infantil como estratégia de ensino nas aulas de Matemática, porém, isso não ocorreu nos anos finais. Tais resultados sinalizam a necessidade de capacitar os professores para que o uso dessa estratégia contemple todos os anos do Ensino Fundamental e torne-se efetiva.


Palavras-chave


Literatura Infantil; Matemática; Metodologia; Ludicidade;

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

REVISTA IDEAÇÃO

____________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN: 1982-3010 — ISSN: 1518-6911

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Foz do Iguaçu

Centro de Educação e Letras

Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

[ ideacao@yahoo.com.br ]