Crescimento e produtividade da soja em resposta ao uso de inoculantes, consórcio e nitrogênio foliar

Autores

  • Rodrigo Junior Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.
  • Karine Fuschter Oligini Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Pato Branco https://orcid.org/0000-0001-9991-3202
  • Maicon Junior Detoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.
  • Vanderson Vieira Batista Mestrando em Agroecossistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.
  • Laércio Ricardo Sartor Professor adjunto á Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.
Agências de fomento

Palavras-chave:

coinoculação, fixação biológica de nitrogênio (FBN), nitrogênio foliar

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre as bactérias da espécie Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum brasilense coinoculadas e o uso de nitrogênio (N) foliar no crescimento e produtividade de soja, sob sistema de integração lavoura-pecuária. O experimento foi conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, na safra 2014/15. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 (A) x 3 (B) x 2 (C) [A = uso ou não de ervilhaca em consórcio com aveia e azevém antecedendo a soja, B = uso de inoculação com B. japonicum, coinoculado com B. japonicum + A. brasilense e controle (sem inoculante) e C = aplicação ou não de N foliar na concentração de 33%, em estádio de plena floração (R2)], contendo 3 repetições. Os parâmetros avaliados foram: número de nódulos, biomassa seca de raízes e parte aérea, altura da planta, número de plantas por m², número de vagens e grãos por planta, massa de mil grãos e produtividade de soja em kg ha-1. A coinoculação gerou aumento da nodulação inicial, porém não apresentou efeito sobre o crescimento e produtividade de plantas de soja, assim como no tratamento com N foliar. O nitrogênio foliar apresentou efeito sinérgico compensatório para a produtividade de grãos de soja, na ausência da ervilhaca, obtendo incremento de 525,9 kg ha-1 para o tratamento com Bradyrhizobium japonicum sem ervilhaca e sem aplicação de nitrogênio foliar em relação ao tratamento controle sem ervilhaca e sem aplicação de nitrogênio foliar.

Biografia do Autor

Rodrigo Junior Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Experiência na área comercial e com assistência técnica nas culturas de soja, milho, trigo e feijão, como foco em fertilidade do solo e nutrição e fisiologia de plantas.Atualmente é membro do corpo técnico da empresa Lavoura S.A.

 

Karine Fuschter Oligini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Pato Branco

Engenheira Agronoma pela Universidade Tecnologica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos; Mestranda em Agronomia, com enfase em Produção Vegetal, pelo PPGAG-UTFPR-PB.

Atua na area de Culturas anuais, com foco em Soja e Milho e sistemas integrados de produção.

Maicon Junior Detoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Mestrando em agronomia pela UTFPR. Experiência na área comercial e com assistência técnica nas culturas de soja, milho, trigo e feijão, como foco em fertilidade do solo e nutrição e fisiologia de plantas, assim como, compostagem, tratamento de resíduos orgânicos e industrialização de adubos orgânicos. Atualmente faz parte do corpo técnico da empresa Cargil.

Vanderson Vieira Batista, Mestrando em Agroecossistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos (2011-2016). Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS) (2017/2018) trabalhando com consócio de plantas em sistemas integrados de produção.

Laércio Ricardo Sartor, Professor adjunto á Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.

Engenheiro Agrônomo, Mestre, Doutor em Agronomia pelo programa de Pós graduação em produção vegetal da Universidade Federal do Paraná. Atualmente . Atualmente professor do departamento de agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos (UTFPR-DV), atuando na area de integração lavoura pecuarua, fertilidade do solo, forragicultura, silvipastorialismo, sobressemeadura e campo nativo.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

SCHNEIDER, R. J.; OLIGINI, K. F.; DETONI, M. J.; BATISTA, V. V.; SARTOR, L. R. Crescimento e produtividade da soja em resposta ao uso de inoculantes, consórcio e nitrogênio foliar. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 456–464, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20384. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos