Capacidade de uso de solo das propriedades rurais na microbacia do córrego Guará no Município de Marechal Cândido Rondon/PR

Autores

  • Paulo Sérgio Diel
  • Poliana Ferreira da Costa
  • Paulo Sérgio Rabello de Oliveira
  • Nardel Luis Soares da Silva
  • Jean Sérgio Rosset

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v12i0.9568

Palavras-chave:

conservação do solo, aptidão agrícola, práticas conservacionistas

Resumo

O solo é um recurso finito, limitado e não renovável. O tipo de manejo do solo é determinante para a sustentabilidade do potencial hidrológico e produtivo de uma bacia hidrográfica. Este trabalho visou diagnosticar a situação atual da microbacia do córrego Guará, realizando caracterizações do meio físicoe ambiental, como ferramentas de gestão ambiental territorial e do uso do solo. Tendo como unidade investigativa o solo, a fim de encontrar os principais agentes de degradação, e por fim recomendar as melhores formas de manejo para a microbacia, minimizando a degradação do solo. O uso de solo de maior relevância é o destinado à agricultura (65,9%) cultivada com soja, milho e trigo. A área destinada à pastagem (11,8%) utilizada para alimentação do gado leiteiro. A microbacia apresenta declividade de 0 a 13 graus, com isso diminui os riscos de erosão hídrica. Nas propriedades analisadas, os principais empecilhos encontrados foram risco de erosão, pedregosidade e risco de inundação. A microbacia apresenta grande capacidade para agricultura, e nas áreas não aptas para agricultura, mostram-se aptas para pastagem e silvicultura.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DIEL, P. S.; DA COSTA, P. F.; DE OLIVEIRA, P. S. R.; DA SILVA, N. L. S.; ROSSET, J. S. Capacidade de uso de solo das propriedades rurais na microbacia do córrego Guará no Município de Marechal Cândido Rondon/PR. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, p. 400–410, 2000. DOI: 10.18188/sap.v12i0.9568. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9568. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos