Currículo de referência de Mato Grosso do Sul de ciências humanas e sociais aplicadas (CHASA)

um caminho para a construção identitária dos jovens indígenas

Autores

  • Jaiane da Silva Souza UFMS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v10i1.29072

Resumo

Esse trabalho surge da inquietação em saber que o número de escolas indígenas é insuficiente para atender a população indígena. Isto posto, quando os estudantes indígenas frequentam escolas não indígenas deveriam vivenciar uma inclusão étnica e cultural. Nesse sentido, nosso trabalho objetiva analisar o currículo de referência da educação pública do Mato Grosso do Sul, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira a identificar os elementos que ali tornam possíveis a transmissão e produção de conhecimentos “tradicionais” e permite um ponto de interpelação (HALL, 2000) para a formação das identidades indígenas. Enaltecemos os temas do currículo que fazem com que os estudantes indígenas possam ser protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem, desde a abordagem do colonialismo e ocupação do território brasileiro na 1ª série do ensino médio até estudarem os processos identitários e resistência cultural na 3ª série. Destacamos a importância do estudante protagonista no processo de aprendizagem para que os conteúdos possam ser construídos a partir da experiência de cada envolvido. Nesse sentido, é perceptível uma trilha de desenvolvimento dos conteúdos ao longo dos três anos de Ensino Médio.

Biografia do Autor

Jaiane da Silva Souza, UFMS

Aluna da pós graduação em ensino de Sociologia na UFMS. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia PPGGEO/UFMS/CPTL. Licenciada em Geografia pela UFMS/CPTL.
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia PPGGEO/UFMS/CPTL Licenciada em Geografia pela UFMS/CPTL jaianeufms@hotmail.com

Downloads

Publicado

01-10-2022

Como Citar

SOUZA, J. da S. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul de ciências humanas e sociais aplicadas (CHASA): um caminho para a construção identitária dos jovens indígenas. Alamedas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.48075/ra.v10i1.29072. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/29072. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios