Currículo de referência de Mato Grosso do Sul de ciências humanas e sociais aplicadas (CHASA)
um caminho para a construção identitária dos jovens indígenas
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v10i1.29072Resumen
Esse trabalho surge da inquietação em saber que o número de escolas indígenas é insuficiente para atender a população indígena. Isto posto, quando os estudantes indígenas frequentam escolas não indígenas deveriam vivenciar uma inclusão étnica e cultural. Nesse sentido, nosso trabalho objetiva analisar o currículo de referência da educação pública do Mato Grosso do Sul, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de maneira a identificar os elementos que ali tornam possíveis a transmissão e produção de conhecimentos “tradicionais” e permite um ponto de interpelação (HALL, 2000) para a formação das identidades indígenas. Enaltecemos os temas do currículo que fazem com que os estudantes indígenas possam ser protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem, desde a abordagem do colonialismo e ocupação do território brasileiro na 1ª série do ensino médio até estudarem os processos identitários e resistência cultural na 3ª série. Destacamos a importância do estudante protagonista no processo de aprendizagem para que os conteúdos possam ser construídos a partir da experiência de cada envolvido. Nesse sentido, é perceptível uma trilha de desenvolvimento dos conteúdos ao longo dos três anos de Ensino Médio.
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