As estratégias do setor imobiliário-turístico e a incorporação de medidas socioambientais no litoral do Brasil

Autores/as

  • Alexandre Queiroz Pereira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v7i1.32869

Resumen

As atividades turístico-imobiliárias estão cada vez mais predominantes no litoral brasileiro. Situadas, ge­ralmente, em ambientes com características socioambientais complexas, cuja proteção ambiental é uma obrigação legal e apresenta apelo social, os empreendedores desse setor têm se apropriado de estraté­gias para potencializar seus negócios. Enquanto hipótese, admite-se que a produção da nova geração de estações turísticas (compostas por complexos, resorts e condomínios de praia) se realiza com uso intenso dos zoneamentos e de restrições ambientais em seu favor, tanto em razão do aumento da renda de mo­nopólio quanto pela exclusividade espacial derivada das “barreiras” ambientais. Ambas as situações são capazes de fortalecer processos de homogeneização socio-residencial e formas de apropriação turística. Em termos metodológicos, utilizou-se uma interpretação socio-territorial, de caráter multiescalar, base­ada em pesquisa documental e, sobretudo, em material coletado em trabalhos de campo realizados em trechos do litoral brasileiro, mais precisamente na Bahia, Ceará e Pernambuco. Concluiu-se que os grupos empresariais desenvolvem tipos de estratégias socioambientais que impactam os zoneamentos, a restri­ção de usos e a valorização econômica dos empreendimentos. É possível afirmar que se instalam nas zonas de praia mecanismos de proteção ambiental forjados a partir de princípios de mercado, sobretudo os do setor imobiliário-turístico, como demonstram os modelos baseados na ocupação residencial de baixa densidade, inacessíveis aos estratos de menor renda da sociedade.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Zoneamento; Proteção; Urbanização.

 

The strategies of the real estate-tourism sector and the incorporation of socio-environmental measures on the coast of Brazil

Abstract

Tourism and real estate activities are becoming increasingly prevalent along the Brazilian coast. These activities are generally situated in environments with complex socio-environmental characteristics, where environmental protection is both a legal obligation and a social imperative. Entrepreneurs in this sector have employed strategies to enhance their businesses. It is hypothesized that the development of a new generation of tourist resorts - comprising complexes, resorts, and beach condominiums - intensively utilizes zoning regulations and environmental restrictions to their advantage. This is due both to the increase in monopoly profits and the spatial exclusivity derived from environmental “barriers”, which can strengthen processes of socio-residential homogenization and forms of tourist appropriation. Methodologically, a multi-scalar socio-territorial interpretation was applied, based on documentary research and, primarily, material collected during fieldwork conducted along stretches of the Brazilian coast, specifically in Bahia, Ceará, and Pernambuco. The findings indicate that business groups implement various socio-environmental strategies that impact zoning regulations, usage restrictions, and the economic valuation of developments. It can be asserted that mechanisms for environmental protection are being established in coastal areas based on market principles, particularly those related to the real estate and tourism sectors, as evidenced by models of low-density residential occupation that remain inaccessible to lower-income strata of society.

Keywords: Sustainability; Zoning; Protection; Urbanization.

 

Les stratégies du secteur du tourisme immobilier et intégration de mesures socio-environnementales sur la côte brésilienne

Resumé

Le tourisme et les activités immobilières sont de plus en plus présents sur la côte brésilienne. Généralement situés dans des environnements aux caractéristiques socio-environnementales com­plexes, où la protection de l'environnement est à la fois une obligation légale et un enjeu social, les entre­preneurs de ce secteur ont recours à des stratégies pour stimuler leur activité. L’hypothèse avancée est que la production de la nouvelle génération de stations touristiques (composées de complexes, de stations balnéaires et de condominiums de plage) utilise intensivement le zonage et les restrictions envi­ronnementales à leur avantage, tant en raison de l’augmentation des revenus de monopole que de l'exclusivité spatiale dérivée des “barrières environnementales. Ces deux situations renforcent les pro­cessus d'homogénéisation socio-résidentielle et les formes d’appropriation touristique. Sur le plan méthodologique, une interprétation socio-territoriale multi-scalaire a été adoptée, basée sur une recher­che documentaire et, surtout, sur le matériel recueilli lors de travaux de terrain effectués sur certaines parties de la côte brésilienne. Il a été conclu que les groupes d'entreprises développent des stratégies socio-environnementales ayant un impact sur le zonage, la restriction des usages et l'évaluation écono­mique des projets.

Mots Clés: Durabilité; Zonage; Protection; Urbanisation.

Biografía del autor/a

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Professor Associado no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

10-07-2025

Cómo citar

QUEIROZ PEREIRA, A. As estratégias do setor imobiliário-turístico e a incorporação de medidas socioambientais no litoral do Brasil. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/amb.v7i1.32869. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/32869. Acesso em: 18 jul. 2025.