O processo criativo na pandemia de COVID-19

análise da série 'Seres Vacinados' sob a perspectiva da gestalt-terapia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/aoristo.v7i3.34405

Mots-clés :

Processo criativo, Gestalt-terapia, pandemia de COVID-19, arte e vacina

Résumé

Este estudo investiga como o contexto histórico e social da pandemia de COVID-19 pode desencadear o processo criativo, com foco na arte como meio de expressão e reflexão sobre a vacina. Utilizando a Gestalt-terapia como referencial teórico, explora-se o processo criativo de um artista que usa o desenho como uma linguagem capaz de despertar o humor, a reflexão, e de construir sentidos de identificação, consciência em relação a um tema cotidiano. A pesquisa usa o método de análise de
conteúdo da entrevista e dos desenhos criados por Humberto Soares na série "Seres Vacinados", analisando-a através de conceitos da Gestalt-terapia como figura e fundo, contato, awareness e campo/organismo/ambiente série. O estudo destaca o quanto a práxis criativa combina a capacidade de imaginar possibilidades novas e inovadoras com a habilidade de traduzir essas ideias em ações tangíveis e impactantes durante tempos de pandemia.

Téléchargements

Publié-e

08-11-2024

Comment citer

AMANDA VICTÓRIA. O processo criativo na pandemia de COVID-19: análise da série ’Seres Vacinados’ sob a perspectiva da gestalt-terapia. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 105–120, 2024. DOI: 10.48075/aoristo.v7i3.34405. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/34405. Acesso em: 9 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Quarto Tempo - Investigações acerca da arte: Processo criativo em tempos de pandemia e Série Visual Latinarte