Análise das affordances do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares: um estudo em função da renda familiar

Autores

  • Gislaine Contessoto Pizzo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Francielli Ferreira da Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2015.v13.n1.p79
Agências de fomento
CNPQ, CAPES

Palavras-chave:

Pré-escolares, Ambiente, Desenvolvimento.

Resumo

Este estudo objetivou investigar as affordances do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares de 36 a 42 meses de idade em função da renda familiar. Participaram do estudo 83 pré-escolares regularmente matriculados em quatro Centros Municipais de Educação Infantil do município de Maringá/PR. Para verificar a affordances do ambiente familiar, a renda familiar e a escolaridade dos pais, foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD-SR). Para análise dos dados, foram utilizados os testes de Kolmogorov-Smirnov, o Kruskal-Wallise U de Mann-Whitney, adontando-se valor p<0,05. Os resultados evidenciaram que crianças com baixa renda familiar apresentam maior estimulação motora (Md=3,5) quando comparadas com as crianças de média renda familiar (Md=2,5). Todavia, observou-se que as crianças pertencentes a famílias de alta renda possuem mais affordances para o desenvolvimento da motricidade fina quando comparadas às crianças de baixa renda (p=0,005). Já na dimensão de motricidade grossa, verificou-se que crianças de média renda familiar apresentaram ambiente mais favorável para o desenvolvimento de tal habilidade em detrimento às crianças de baixa renda (p=0,005). Concluiu-se que a renda familiar pode ser um elemento interveniente para as affordances relacionadas ao desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas, sendo que crianças pertencentes a famílias de melhor poder aquisitivo possuem maiores oportunidades de desenvolvimento. Por outro lado, crianças de baixa renda possuem mais affordances relacionadas à estimulação motora. 

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Publicado

13.04.2016

Como Citar

PIZZO, G. C.; CONTREIRA, A. R.; ROCHA, F. F. da; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. do; VIEIRA, L. F. Análise das affordances do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares: um estudo em função da renda familiar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 1, p. 79–89, 2016. DOI: 10.36453/2318-5104.2015.v13.n1.p79. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/12944. Acesso em: 3 nov. 2024.

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