Desenvolvimento de uma metodologia estimativa do dispêndio de energia para diversas velocidades de caminhada
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v4.i8.p67Palavras-chave:
absorção de oxigênio, dispêndio de energia, caminhada.Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para se obter equações estimativas do consumo energético em diversas velocidades de caminhada, relacionado o consumo do oxigênio de adultos jovens, aparentemente saudáveis, à média do peso corporal e à caminhada em diversas velocidades. Os resultados demonstraram que, por unidade de distância, as velocidades mais baixas não são necessariamente, as mais econômicas. Em unidade de tempo, quanto maior for a velocidade, maior será o dispêndio de energia. A metodologia empregada pode ser útil na obtenção de equações específicas para grupos com diferentes perfis dos examinados, permitindo futuros trabalhos comparativos.
Downloads
Referências
ACSM. American College of Sports Medicine. Guia para teste de esforço e prescrição de exercício. Rio de Janeiro: MEDSI, 1987.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995. p. 15-113.
HOLLMANN, W.; VALENTIN, H. Fifty years of ergoespirometry. Münchener Medizinische Wochenschrift, v. 122, p. 169-174, 1980.
LAURIE, N. E. Reability of a one mile Rockport fitness walking test. Abstract Oregon, v. 12, p. 93, 1998.
McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Exercise physiology. 5. ed. New York: Williams & Wilkins, 2002.
SALTIN, B. Physiological effects of physical conditioning. Medicine and Science in Sport and Exercise, v. 1, p. 50-62, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.