Estudo do crescimento físico das crianças das creches particulares de Marechal Cândido Rondon/PR.
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v4.i8.p99Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, crescimento físico, creches.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o crescimento físico de crianças préescolares do município de Marechal Cândido Rondon/Pr. Especificamente, buscouse uma comparação do crescimento físico de crianças de creches particulares e públicas do município. Participaram da amostra 61 crianças (28 meninas e 33 meninos), matriculadas em uma escola particular do município. Os dados de crescimento físico (peso e estatura), foram obtidos através de procedimentos específicos para tais medidas, conforme estabelece a literatura, e foram analisados através de distribuição percentílica do peso/idade e estatura/idade. Com base em estudo realizado anteriormente, no qual foram obtidos dados semelhantes às variáveis em questão, porém realizado em creches públicas com uma amostragem de cerca de 160 crianças, pôdese traçar uma comparação entre os resultados. Pôde-se observar a não existência de diferenças estatísticas significativas entre o crescimento físico das crianças das creches públicas e particulares. Com base nos re ltados pode-se concluir que as crianças pré-escolares de Mal. Cândido Rondon/Pr apresentam-se com parâmetros normais de desenvolvimento físico. A não existência de diferenças entre o crescimento das crianças de creches públicas e da escola particular permite supor conclusivamente, que o fator sócio-econômico não está exercendo influências nem positivas ou negativas para um grupo e outro, considerando-se que as crianças da creche particular estejam inseridas em um contexto economicamente mais estruturado. Pode se admitir que algumas diferenças observadas podem estar relacionadas a fatores genéticos e individuais.
Downloads
Referências
CORSEUIL, H. X. Perfil de desenvolvimento dos escolares de 7 a 14 anos do município de Mal Cândido Rondon/PR. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1998.
JOB, J. C.; PIERSON, M. Endocrinologia pediátrica e crescimento. São Paulo: Manole, 1980.
MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Growth, maturation and physical activity. Champaign: Human Kinetics Books, 1991.
MARCONDES, E. Desenvolvimento da criança: desenvolvimento biológico – crescimento. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria, 1994.
ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROSSI, F. C.; CORSEUIL, H. X. Crescimento físico e desenvolvimento motor: um estudo das crianças de 3 a 6 anos das creches municipais de Mal Cândido Rondon/PR. In: II Jornada Científica da Unioeste. Anais... CD-ROM. Toledo, 2003.
TANNER, J. M. Growth as a mirror of the condition of society: secular trends and class distinctions. Acta Pediatr Jpn, v. 14, n. 1, 1987.
VITALLE, M. S. S. et al. Baixa estatura – abordagem ambulatorial multidisciplinar. Revista Paulista de Pediatria, v. 12, n. 4, p. 308-313, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.