Regulamentação da profissão: legalidade versus legitimidade

Autores

  • Fábio Augusto Brugnerotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p195

Palavras-chave:

Educação Física, Regulamentação Profissional, Políticas Públicas

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar criticamente a regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, contrastando os aspectos de legalidade e legitimidade. A pesquisa baseia-se em uma revisão teórica sobre a atuação dos órgãos reguladores, como o CONFEF/CREFs, e seus impactos na autonomia profissional e na identidade da Educação Física. Os resultados indicam que a regulamentação impõe um controle sistemático, que por um lado garante organização e ética, mas por outro restringe a pluralidade da atuação profissional. Conclui-se que a regulamentação deve considerar a diversidade de perspectivas na Educação Física, equilibrando exigências legais e reconhecimento da prática profissional, para evitar a imposição de um modelo único de intervenção.

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Publicado

13.10.2003

Como Citar

BRUGNEROTTO, F. A. Regulamentação da profissão: legalidade versus legitimidade. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 10, p. 195–200, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i10.p195. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1369. Acesso em: 14 mar. 2025.