VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE CRIANÇAS DE 9 E 10 ANOS DE IDADE DA ZONA RURAL E URBANA DE MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ

Autores

  • Leandro Júnior Hermes

Palavras-chave:

Valores antropométricos, crianças, zona rural.

Resumo

Atualmente a saúde dos seres humanos tem recebido uma atenção especial nas mais diversas faixas etárias, principalmente em relação à saúde preventiva. Dessa forma, existe ainda uma preocupação especial no que se refere aos indicativos de saúde apresentados pelas crianças, pois nessa fase pode-se iniciar uma intervenção precoce em relação ao estilo de vida, visando alterar um eventual quadro desfavorável apresentado por elas, e que poderão ser revertidos até a vida adulta do individuo. Assim o objetivo desse trabalho  foi descrever e verificar os valores antropométricos e de adiposidade corporal de crianças de 9 e 10 anos de idade da Zona Rural e Urbana do Município de Marechal Cândido Rondon. A população foi composta por crianças 9 e 10 anos de idade que freqüentam a rede municipal de ensino. A amostra foi constituída por 419 crianças sendo 207 com 9 anos de idade (101 meninos e 106 meninas) e 212 com 10 anos de idade (108 Meninos e 104 meninas). Foram realizadas as medidas de massa e estatura corporal, dobra cutânea triciptal e subescapular. De forma generalizada a grande maioria das crianças apresenta índices adequados à saúde, tanto no quesito de massa e estatura corporal, como no nível de adiposidade, no entanto observamos um índice significativo de crianças com índices de gordura acima do esperado, fato esse que pode acarretar complicações, principalmente no que se refere a doenças coronarianas. E por lado observamos ainda muitas crianças com índices de gordura abaixo dos níveis mínimos recomendados, o que também pode repercutir negativamente nos níveis de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.12.2008

Como Citar

HERMES, L. J. VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE CRIANÇAS DE 9 E 10 ANOS DE IDADE DA ZONA RURAL E URBANA DE MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 6, n. 11, p. 34, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1393. Acesso em: 28 mar. 2024.