Programa Segundo Tempo, Programa Mais Educação e o Incentivo ao Esporte: um legado para as políticas públicas de esporte e lazer

Autores

  • Daiane Grando Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa
  • Silvia Christina de Oliveira Madrid Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p37

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Políticas Públicas, Megaeventos esportivos.

Resumo

Este trabalho tem por objeto de estudo o esporte na escola e seus princípios educacionais a partir do Programa Segundo Tempo integrado ao Programa Mais Educação (PST-PME). A questão central do estudo é analisar os pressupostos teóricos e princípios do esporte a partir dos programas sociais esportivos os quais fazem parte das políticas públicas voltadas ao esporte e lazer. O estudo é realizado a partir de uma análise documental. Utilizamos referenciais teóricos na área do esporte, programas e projetos sociais esportivos e os documentos dos programas PST-PME desvelando seus objetivos e pressupostos teóricos. Assim, destacamos o PST-PME se constitui num espaço em que crianças em risco social podem brincar, jogar e se divertir por meio do esporte. Nesse sentido, o esporte é visto como meio para ocupar o tempo ocioso e amenizar mazelas sociais. Concluímos que o esporte e seu desenvolvimento por meio de programas e projetos sociais vinculados à escola contribui na efetivação de ações que visam atender às necessidades e interesses da população e que estes programas foram criados com o intuito de fomentar as práticas esportivas.

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Publicado

30.06.2017

Como Citar

GRANDO, D.; DE OLIVEIRA MADRID, S. C. Programa Segundo Tempo, Programa Mais Educação e o Incentivo ao Esporte: um legado para as políticas públicas de esporte e lazer. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 37–48, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p37. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16473. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas de Esporte e Lazer