Ginástica: um conhecimento aplicado à educação física escolar

Autores

  • Carmem Elisa Henn Brandl Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p38

Palavras-chave:

Ginástica Escolar, Educação Física, Desenvolvimento Integral

Resumo

O estudo busca identificar e descrever a ginástica nos contextos contemporâneos, com especial atenção à sua aplicação na Educação Física escolar. Pretende-se compreender como as diferentes manifestações da ginástica podem contribuir para a formação integral do aluno no ambiente educacional. A ginástica é analisada em suas diversas manifestações, organizadas em cinco categorias: condicionamento físico, competição, fisioterápica, conscientização corporal e demonstração. Estas categorias abrangem desde atividades de caráter funcional até práticas educativas que priorizam a interação social e a formação humana. O texto enfatiza a ginástica geral, destacando sua potencialidade enquanto ferramenta educativa capaz de integrar movimentos criativos e expressivos com outros elementos da cultura corporal, como dança e folclore. Na Educação Física escolar, a ginástica deve ir além de seu caráter utilitário, promovendo valores humanos e atendendo às necessidades e interesses dos alunos. Modelos como o da Ginástica Geral do Grupo Ginástico da Unicamp são apresentados como referências que aliam capacitação e formação humana. A ginástica, quando utilizada de forma educativa, pode ser um meio eficaz para o desenvolvimento integral do aluno, promovendo a cooperação, criatividade, autoexpressão e interação social. Ao romper com a visão funcionalista, a ginástica na escola deve ser flexível, adaptável e enriquecedora, valorizando tanto a capacitação técnica quanto os valores humanos, essenciais para uma formação completa.

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Referências

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Publicado

01.11.1999

Como Citar

BRANDL, C. E. H. Ginástica: um conhecimento aplicado à educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 1, n. 1, p. 38–48, 1999. DOI: 10.36453/cefe.1999.n1.p38. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1747. Acesso em: 28 abr. 2025.