A caminho da festa: um estudo de caso de procedimentos metodológicos aplicados em uma pesquisa sobre lazer
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p59Palavras-chave:
Oktoberfest, Lazer, CulturaResumo
Este estudo teve como objetivo compreender os interesses, valores e significados da participação dos descendentes de alemães na 11ª Oktoberfest, realizada em Marechal Cândido Rondon, Paraná, abordando-a como uma atividade de política pública e espaço de vivência do lazer. A pesquisa combinou métodos bibliográficos, documentais e exploratórios, estruturados em três etapas. Na etapa inicial, foram analisados documentos oficiais e jornais locais sobre a estruturação e organização do evento. A segunda etapa incluiu observações preliminares em festas pré-Oktoberfest, permitindo ajustes nos métodos e nas categorias de análise. Por fim, a terceira etapa constituiu a observação participante durante a Oktoberfest e a realização de entrevistas estruturadas com 43 descendentes de europeus, classificados em quatro categorias: organizadores, trabalhadores, turistas e participantes locais. Os dados foram coletados e analisados sob uma abordagem dialética, considerando a dança como manifestação cultural central do lazer, além de outros elementos festivos. O estudo revelou que a Oktoberfest representa um espaço de interação social e cultural, possibilitando a vivência do lazer através de manifestações artísticas, gastronômicas e tradicionais. Os valores e significados atribuídos ao "festejar" e "dançar" variaram conforme os contextos históricos e individuais dos participantes, destacando-se como elementos dinâmicos e influenciados por fatores sociais, econômicos e políticos. A pesquisa enfatiza a importância de eventos culturais como promotores de identidade e pertencimento, além de sua relevância para as políticas públicas voltadas ao lazer e cultura.
Downloads
Referências
BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MAGNANI, José Guilherme C. Festa no Pedaço: Cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MAGNANI, José Guilherme C. Quando o Campo é a Cidade: Fazendo antropologia na Metrópole. In: MAGNANI, J.G.C.; TORRES, L.L. (Orgs.). Na Metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Universidade de São Paulo; FAPESP, 1996.
MARIN, Elizara C. O Lúdico na Vida: Colônias de Vale Vêneto. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
OLIVEIRA, Paulo de Salles. Vidas compartilhadas: O universo cultural nas relações entre avós e netos. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. 2 v.
VELHO, Gilberto. Observando o Familiar. In: NUNES, E. (Org.). Aventura Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.