Qualidade de vida, saúde e aderencia: 1ª Parte

Autores

  • Alberto Saturno Madureira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Janete Maragno Madureira Sem Vinculo Institucional

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p102

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Aderência , Promoção da saúde

Resumo

O estudo aborda a relação entre qualidade de vida, saúde e aderência ao exercício físico, destacando os fatores que influenciam positivamente e negativamente a prática de atividades físicas. Busca-se compreender como promover um estilo de vida saudável em diferentes contextos e populações. O texto explora diversos fatores que interferem na qualidade de vida, como a poluição ambiental, o estresse, o sedentarismo e doenças relacionadas ao estilo de vida, como obesidade e diabetes. A pesquisa destaca que a promoção da saúde mental e física depende de uma interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, discute-se a importância da Educação Física na promoção de hábitos saudáveis e na prevenção de doenças. Evidências de estudos anteriores mostram que a prática regular de exercícios melhora o bem-estar, reduz níveis de ansiedade e aumenta a disposição física, especialmente em populações específicas como idosos. Também são mencionados desafios para aderência ao exercício, como falta de apoio social, condições econômicas e limitações físicas. A promoção da qualidade de vida requer estratégias abrangentes que integrem exercícios físicos com apoio social e mudanças no ambiente comunitário. Programas personalizados e de fácil acesso, aliados a intervenções educacionais, são essenciais para aumentar a adesão à prática de exercícios. A Educação Física se destaca como uma ferramenta poderosa para incentivar comportamentos saudáveis e melhorar a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENTO, J. O. Introdução ao tema desporto, saúde e bem-estar. In: BENTO, J.; MARQUES, A. Desporto, Saúde, Bem-estar. Porto: FCEDEF Universidade do Porto, 1988.

BUSKIRK, E. Obesidade. In: SKINNER, J. S. Prova de esforço e prescrição de exercícios para casos específicos. Rio de Janeiro: Revinter, 1991.

CONSTANTINO, J. M. Actividade física e saúde das populações. In: Anais Simpósio A Educação para a saúde: o papel da educação física na promoção de estilos de vida saudáveis. Lisboa, 1995.

HASKELL, W. Physical Activity in early and modern populations. 1988.

KING, A. C.; MARTIN, J. E. Aderência ao exercício. In: BLAIR, S. N.; et al. Prova de esforço e prescrição do exercício. Rio de Janeiro: Revinter, 1994.

MADUREIRA, A. S.; LIMA, S. M. T. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 3, n. 3, 1998.

NAHAS, M. V. Atividade física como fator de qualidade de vida. Artus, Revista de Educação Física e Desportos, v. 13, n. 1, 1997.

MATSUDO, S. M.; MATSUDO, V. K. R. Prescrição e benefícios da atividade física na terceira idade. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 8, n. 4, 1992.

OKUMA, S. S. Apostila no Simpósio de atividade física e saúde para idosos. 27º ENAF, Poços de Caldas, 1999.

SAMPAIO, D. A educação física na promoção da saúde mental. In: Anais Simpósio A Educação para a saúde: o papel da educação física na promoção de estilos de vida saudáveis. Lisboa, 1995.

Downloads

Publicado

01.11.1999

Como Citar

MADUREIRA, A. S.; MADUREIRA, J. M. Qualidade de vida, saúde e aderencia: 1ª Parte. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 1, n. 1, p. 102–110, 1999. DOI: 10.36453/cefe.1999.n1.p102. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1753. Acesso em: 28 abr. 2025.