O atletismo nas aulas de educação física das escolas estaduais do município de Imbituva - PR

Autores

  • Keila Grauciele de Almeida Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA), Ponta Grossa
  • Jeniffer Daiane Kordel Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA), Ponta Grossa
  • Clóvis Marcelo Sedorko Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA), Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p97

Palavras-chave:

Atletismo, Educação Física, Ensino.

Resumo

O atletismo é considerado um dos esportes mais acessíveis para a iniciação esportiva de qualquer criança, pois é composto por habilidades motoras naturais do ser humano. Contudo, a literatura acadêmica evidência que esse esporte é pouco difundido no ambiente escolar, apesar das facilidades inerentes ao seu ensino. Objetivo: identificar como o atletismo é ensinado nas aulas de Educação Física das escolas estaduais da cidade de Imbituva - Pr. Métodos: a amostra da pesquisa foi composta por dez professores de Educação Física das quatro escolas existentes na rede pública de ensino do referido município e o instrumento utilizado na obtenção dos dados foi um questionário. Os dados obtidos foram categorizados mediante a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos professores (70%) desenvolve esse conteúdo em suas aulas no intuito de desenvolver nos alunos suas habilidades motoras básicas. Contudo, constatou- que parte dos docentes não desenvolve o atletismo de forma integral, sendo que as justificativas mais apontadas se referem a falta de interesse do corpo discente e ainda dos próprios professores. Conclusão: Defende-se que o professor exerça seu papel de protagonista do ensino e apresente aos estudantes os demais conteúdos que integram o currículo da disciplina de Educação Física, caso contrário, não será possível despertar o interesse dos alunos pela referida modalidade esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Grauciele de Almeida, Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA), Ponta Grossa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Santana, Ponta Grossa, PR

Jeniffer Daiane Kordel, Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA), Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física  da Faculdade Santana, Ponta Grossa, PR

Clóvis Marcelo Sedorko, Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA), Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professor do quadro próprio do magistério na disciplina de Educação Física da Seed/Pr e como docente da Faculdade Santana, no município de Ponta Grossa, nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. É Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores-GEPEFE (UEPG/CNPq).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BRAGADA, J. O atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos leves. Horizonte, Lisboa, v. 17, n. 99, p. 1-12, 2000.

DA SILVA, A. I.; SEDORKO, C. M. Atletismo como conteúdo das aulas de educação física em escolas estaduais do município de Ponta Grossa. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 25-33, 2011.

DIEDER, J. A.; HÖHER, A. J. O atletismo nas aulas de Educação Física das escolas de Novo Hamburgo/RS: possibilidades e limitações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 127-46, 2016.

FREIRE, J. B., SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione; 2003.

FURBINO, A. P. A.; DE PÁDUA, L. M.; LOUREIRO, M. M. Y.; GEMENTE, F. R. F. A importância do atletismo como conteúdo da educação física escolar. Anais... In: IV Congresso Centro Oeste de Ciência do Esporte. I Congresso Distrital de Ciência do Esporte. Brasília, 2010. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index. php/4concoce/4concoce/paper/view/2537/1201>. Acessado em: 13 de novembro de 2016.

JUSTINO, E. O.; RODRIGUES, W. Atletismo na escola: é possível? Educacaofisica.org, Revista Digital, Ipatinga, 2011. Disponível em: <https://www.educacaofisica.org/wp/atletismo-na-escola-e-possivel/>. Acessado em: 8 de setembro de 2016.

KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

LIMA, C. N. S.; LADEIRA, A. P. X.; MOTA E SILVA, E. V.; MATTHIESEN, S. Q. O ensino do atletismo nas aulas de educação física no ensino fundamental II: a visão de alunos praticantes da modalidade. Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 19, n. 194, 2014. Disponível em: <http://www.efdeportes. com/efd194/o-ensino-do-atletismo-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm>. Acessado em: 8 de setembro de 2016.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MENDONÇA, B. C. A.; COSTA, E. S. O atletismo enquanto conteúdo das aulas de educação física nas escolas públicas no estado de Sergipe. Revista Campus, Paripiranga, v. 2, n. 3, p. 22-30, 2009.

NOLL, M.; SUÑÉ, F.; OPPERMANN, R. O desenvolvimento do atletismo nas escolas de Teutônia, RS: um estudo exploratório. Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 13, n. 121, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd121/o-desenvolvimento-do-atletismo-nas-escolas-de-teutonia. htm>. Acessado em: 8 de setembro de 2016.

OLIVEIRA, M. C. M. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

PEDROSA, O. P.; PINHO, S. T.; DE PAULA, A. R.; SILVA, A. C. A prática de atletismo nas aulas de educação física nas escolas de ensino fundamental no município de Porto Velho. Anais... In: Semana Educa, I Encontro de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, Porto Velho, 2010. Volume 1. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/semanaeduca/article/viewFile/108/148>. Acessado em: 5 de outubro de 2017.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

RUSSO, E. L. Os conteúdos e os métodos desenvolvidos nas aulas de educação física escolar. 2010. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2010.

SEDORKO, C. M. Os esportes individuais na educação física escolar: o atletismo e algumas possibilidades de ensino. In: FINCK, S. C. M. (Org.) Educação física escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação. Curitiba: Intersaberes, 2014.

SEIFERT NETTO, R.; PIMENTEL, G. G. A. O ensino do atletismo nas aulas de educação física. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. PDE. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2007_uem_edfis_artigo_reynaldo_seifert_netto.pdf>. Acessado em 08 de setembro de 2016.

Downloads

Publicado

30.11.2017

Como Citar

ALMEIDA, K. G. de; KORDEL, J. D.; SEDORKO, C. M. O atletismo nas aulas de educação física das escolas estaduais do município de Imbituva - PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 97–104, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p97. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18050. Acesso em: 4 nov. 2024.