Possibilidades didáticas nas aulas de educação física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio

Autores

  • João Márcio Fialho Sampaio Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato
  • Paulo Rogério Barbosa do Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p113

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Exercício físico, Saúde.

Resumo

O estudo é resultado de uma experiência de tematização do conteúdo “exercício físico e saúde”, desenvolvido por integrantes do PIBID em uma escola de educação profissional de ensino médio, localizada no município do Crato (CE). O objetivo do estudo foi descrever e analisar uma unidade didática de ensino e a relação ensino-aprendizagem levada a efeito com o conteúdo “exercício físico e saúde”. O relato de experiência, de natureza qualitativa e exploratória, foi pautado a partir de uma ação colaborativa entre professor da disciplina de educação física e acadêmicos bolsistas do PIBID. Como resultados, pudemos observar que há possibilidade de conjugar teoria e prática e envolver o aluno de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem. A demonstração das dificuldades dos alunos revelou a necessidade de adaptações relativas às exigências motoras que lhes são feitas, o que faz com que a intervenção pedagógica seja atrelada à leitura da realidade. Como conclusão, identificou-se que é possível conduzir um processo de intervenção pedagógica em educação física pautada na colaboração, compartilhamento de experiências, criticidade, indissociabilidade entre teoria e prática e noção de movimento humano para além dos aspectos biomecânicos.

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Biografia do Autor

João Márcio Fialho Sampaio, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato

Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Paulo Rogério Barbosa do Nascimento, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato

Professor assistente do departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ - RS

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Publicado

25.09.2018

Como Citar

FIALHO SAMPAIO, J. M.; BARBOSA DO NASCIMENTO, P. R. Possibilidades didáticas nas aulas de educação física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 113–118, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p113. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19560. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência