Formação profissional em educação física: história, avanços, limites e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p227

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Docente, Currículo.

Resumo

Introdução: A Educação Física no Brasil tem sua história entrelaçada ao contexto sócio-político. Por longos anos, a disciplina escolar esteve entendida como mera atividade prática, cujo objetivo estava circunscrito ao desenvolvimento físico e moral dos brasileiros. O referencial que sustentava seu conteúdo de ensino era oriundo, portanto, das ciências biológicas que, não obstante, reforçava o seu caráter higiênico e eugênico. Assim, o presente artigo, partindo da análise da literatura especializada no assunto, apresenta e problematiza os caminhos percorridos pela Formação Docente em Educação Física ao longo de sua história. Objetivo: analisar a evolução teórico/metodológica e epistemológica do ensino e da Formação Docente em Educação Física no Brasil. Métodos: Utilizou-se de um conjunto de artigos científicos, livros, dissertações, teses e documentos a fim de viabilizar as análises acerca do processo histórico da área da Educação Física. Resultados: A análise dos dados sugere que os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo dos anos e, apesar disso, todas estas tendências ainda hoje influenciam, de algum modo, a formação do profissional e a prática pedagógica do professor de Educação Física. Conclusão: Faz-se necessário construir projetos de formação que contribuam para o desenvolvimento de profissionais críticos e atuantes diante da realidade do seu tempo, capazes de enriquecer e melhorar a sociedade.

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Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Nadson Santana Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Substituto da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII

Sebastião Carlos dos Santos Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

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Publicado

22.01.2019

Como Citar

CRUZ, M. M. S.; REIS, N. S.; CARVALHO, S. C. dos S.; MEDEIROS, A. G. A. Formação profissional em educação física: história, avanços, limites e desafios. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 227–235, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p227. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20408. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional