Análise da motivação acadêmica de universitários de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p69

Palavras-chave:

Motivação, Ensino Superior, Estudantes de Educação Física

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve por objetivo identificar o nível de motivação dos acadêmicos do curso de Educação Física Bacharelado. Métodos: Esta pesquisa tem caráter transversal e descritivo. Fizeram parte deste estudo 146 universitários do curso de Educação Física Bacharelado de uma universidade do norte-central do Paraná, Brasil. Como instrumentos foram utilizados um inquérito para caracterização sociodemográfica dos participantes e a Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Para a análise dos dados, foram utilizados o teste Prova U de Mann-Whitney e o teste Kruskal-Wallis, adotando o nível de significância de 95% (p<0,05). Resultados: Observou-se que os acadêmicos do sexo masculino apresentaram maior motivação extrínseca por Regulação identificada (p=0,012). Constatou-se que os acadêmicos que trabalham mais de 20 horas por semana são motivados por regulação identificada (p=0,011), enquanto os acadêmicos que não trabalham foram mais motivados extrinsecamente por regulação integrada (p=0,020). Conclusão: Conclui-se que os universitários das séries iniciais, do sexo masculino, que trabalham e estudam, e praticaram esportes durante a infância e/ou adolescência são motivados e se dedicam a graduação, sendo mais motivados no domínio de motivação extrínseca por regulação identificada na qual, o comportamento é motivado pela apreciação dos resultados.

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Biografia do Autor

Isabella Caroline Belem, Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) Universidade Paranaense (Unipar)

Docente Curso de Educação Física Unicesumar e UNIPAR

Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto, Universidade Paranaense (Unipar)

Docente Departamento de Educação Física

Marlis Eduarda Mendes Fernandes, Universidade Paranaense (UNIPAR)

Graduada em Educação Física

Jorge Both, Universidade Estadual de Maringá (UEL)

Docente Departamento de Educação Física

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Publicado

25.03.2019

Como Citar

BELEM, I. C.; SUCUPIRA SARTO, S. R. N.; MENDES FERNANDES, M. E.; BOTH, J. Análise da motivação acadêmica de universitários de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 69–76, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p69. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21100. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional